Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

Artes- 1a prova: Roteiro da prova de Artes

quarta-feira, 28 de abril de 2010
0 comentários
::.Roteiro da Prova de Artes.::
Perguntas:
  1. O que é Arte? Por que ela existe?
  2. O que é uma obra de arte expressa?
  3. Faça uma comparação (semelhanças e diferenças) entre uma obra artística da Pré- História com uma obra artística contemporânea.
  4. Quais são os elementos formais?
  5. O equilíbrio e o desequilíbrio, profundidade e perspectiva, ritmo e movimento são elementos...
  6. Exemplifique o que são elementos vivenciais:
  7. Características do movimento vanguardista do século XX:
  8. Escreva sobre um artista de Surrealismo, de sua preferência:

História- 3a prova: Caderno (:

0 comentários
FEUDALISMO
  1. Ocorreu entre o século V e XV, e foi dividido em 2 partes:
BÁRBAROS:
Para os romanos, bárbaros eram todos aqueles que não tinham a cultura romana, que estava fora das fronteiras do Império

A SOCIEDADE FEUDAL: As bases do sistema feudal.
  • O elemento principal da cultura Germânica era o COMITATUS (susserania e vassalagem)
  • O elemento principal da cultura Romana era o COLONATO (servilismo)
RESUMO:
Contribuição Germânica: Comitatus
Contribuição Romana: Colonato

COMITATUS + COLONATO = FEUDALISMO

Comitatus-> Troca de Terra por proteção
Colonato-> Troca de terra por produção

A SOCIEDADE FEUDAL: O REINO FRANCO
   Em 772, com 30 anos, Carlos Magno tomou o governo de todo o Reino Franco. Foi o fim do feudalismo

FIM DO IMPÉRIO FRANCO: TRATADO DE VERDUM
Quando dividiram o Império Franco entre os três filhos de Carlos Mgno

A SOCIEDADE FEUDAL: COMPONENTES ECONÔMICOS E SOCIAIS
ECONOMIA
- Agrária e rural
- Auto-suficiente

FEUDO: UNIDADE DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA E AUTO- SUFICIENTE. ERA DO FEUDO QUE ELES VIVIAM


História- 3a prova: O feudalismo

0 comentários
O FEUDALISMO
  • Para a sociedade medieval, a terra era um símbolo de poder e um importante distintivo social.
ATENÇÃO! PRESTE MUITA ATENÇÃO: AGORA VOCÊ IRÁ VER SOBRE OS 
FEUDOS.
Estude muito essa parte (;
  • Os nobres/ senhores feudais, dividiam as suas terras em várias porções.
  • As pessoas que cediam as terras eram chamadas de suseranos
  • E aquelas que recebiam terras eram chamadas de vassalos
  • Poderiam existir vassalos ricos e pobres
  • Um homem poderia ser um vassalo de um homem ou de um rei e ter, mesmo assim vários vassalos
  • O poder de um senhor feudal era medido pela extensão de suas terras, pelo número de vassalos que ele possuía e pelas fortalezas que havia construído
O SENHOR FEUDAL:
  1. Era responsável pela justiça, defesa e governo de suas terras
  2. Exercia o poder político e econômico
SUSERANOS:
  1. Deveriam proteger os vassalos
  2. Deveriam garantir terras para o seu sustento (o feudo)
  3. Deveriam defender os vassalos contra os inimigos
  4. Deveriam auxiliá-los nas questões de justiça
VASSALOS:
  1. Deveriam auxiliar os suseranos em casos de guerra (prestar serviço militar quando o suserano solicitasse)
  2. Deveriam prestar auxílio político e jurídico quando necessário
  3. Deveriam realizar serviços domésticos, quando fosse solicitado

História- 3a prova: A EUROPA FEUDAL

0 comentários
Pessoal desculpa mesmo não ter passado o conteúdo das últimas provas, mas é que o meu computador tava com um probleminha e eu não consegu:ia mais postar. Agora já está tudo resolvido!

A EUROPA FEUDAL
  • Introdução inútil:As terras que hoje formam a Europa passavam por um processo de DESCENTRALIZAÇÃO SOCIAL e de FRAGMENTAÇÃO TERRITORIAL, ou seja, como não estavam sob o domínio de um único governo, os povos que se estabelecem na região formaram vários reinos.
  • Sociedade Feudal: A partir do século V (5, favor escrever numeral romano na prova), as terras que hoje formam a europa passaram por um processo de ruralização, ou seja, as cidades foram perdendo sua importância, por isso as pessoas que viviam nelas foram morar no campo.
  • O comércio, também foi perdendo a sua importância, pois as pessoas produziam aquilo que precisavam. E as moedas também passaram a ser esquecidas. Então, a sociedade começou a se organizar em...
  • FEUDOS
  • Foi por causa disso que esse período da história europeia foi chamado de feudalismo.

Geografia- 2a prova: Fusos Horários

terça-feira, 13 de abril de 2010
1 comentários
Olá pessoal! A prova de Geografia está perto e precisamos nos preparar... QUALQUER coisa pode cair na prova! Quando o Peres é o nosso professor de Geografia, literalmente QUALQUER coisa pode!


Eu juro que farei o melhor possível, e tentar não enfartar... D':


Ok, vamos começar a falar sobre os fusos horários.

Caderno...

360o*= 24 horas
15o= 1 hora
|_ fuso horário 


* esse "o" quer dizer graus. É que eu não achei o "o" de graus X:


Um fuso horário é a rotação de 15o (1 hora)(ou também pode ser 60 minutos! Se decide de como você quer falar!).
Bem, vamos imaginar que agora, aqui em Santa Catarina é 12:00 (meio-dia).
Então, que horas será em... Fernando de Noronha?
Resposta: Será 13:00


Bem... Eu não sei direito como explicar sobre os fusos horários aqui...
Então você podem olhar isso aqui no site da Positivo... tenho certeza que ajudará vocês bastante
(:


http://www.educacional.com.br/multimidia/popcacm.asp?URL=/Recursos/ConteudoMultimidia/scorm/09_117/index.asp?bProcura=1&idPublicacao=103711&idcapitulo=3&idSubcapitulo=1&iVersao=5&scroll=


Entrem aí!
(:
(:
(:
(:
(:
(:
(: 

Sorry... Again D: D: D:

0 comentários
Olá pessoal!
Lamento dizer que também não vou conseguir postar sobre a prova de Matemática.
Acontece que eu não entendi PORCARIA NENHUMA sobre o que é pra estudar...
X: X: X: X:
Desculpe... De novo S:

Ciências- 2a prova: Vírus

segunda-feira, 12 de abril de 2010
0 comentários
VÍRUS
  • São ACELULARES, ou seja, NÃO POSSUEM CÉLULA;
  • Não respiram;
  • São compostos de: CAPSÍDEO E MATERIAL GENÉTICO;
  • Possuem material genético (DÃÃÃ! Isso foi erro do Power Point do Massa, viu?);
  • São parasitas OBRIGATÓRIOS;
  • Fora da célula são chamados de VÍRIONS.
A DESCOBERTA DOS VÍRUS
  • Foi descoberto em 1890;
  • Pelo cientista russo Dmitri Ivanovski.
VARIEDADE DE VÍRUS
- São agrupados em:
  • Família
  • Gênero
  • Espécie
No caso dos vírus, normalmente é usada uma sigla. EX: HIV (vírus da AIDS)

REPRODUÇÃO
  • Por que o vírus é um parasita obrigatório? Pelo fato de só conseguem se reproduzir quando dominam uma célula e a fazem trabalhar para eles.
PODEM ATACAR...
  1. Bactérias
  2. Plantas
  3. Animais
DOENÇAS
  1. Aids (vírus HIV)
  2. Gripe (vírus h1n1)
  3. Dengue (não achei o vírus)
  4. Febre Amarela (RNA)
  5. Herpes (HSV)
  6. Catapora (não achei o vírus)
  7. ETC.
  8. ETC.
  9. ETC.
  10. ETC.
  11. ETC.

Ciências- 2a prova: Classificação dos Seres Vivos

0 comentários
Classificação dos Seres Vivos.
       
          Seres vivos  que são resultantes do cruzamento entre espécies diferentes são chamados de HÍBRIDOS. Na maioria das vezes, um animal híbrido não é fértil, mas há exceções.

         Assim como no supermercado, no nosso guarda-roupa (quer dizer, isso depende da pessoa), nos talheres da cozinha, etc. encontramos organização, no reino dos seres vivos também. Para organizar qualquer coisa, usamos o CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO.
          O critério de classificação do supermercado normalmente é: Vegetais e frutas de um lado, laticínios de outro, congelados em outra área, pães em outra, etc. Da organização dos talheres da minha cozinha é: Garfos em um lado, Facas em outro, Colheres em outro, Colheres e garfos menores (para sobremesa) em outro espaço, etc. Então, se podemos usar os critérios de classificação para organizar o supermercado ou os talheres da cozinha, porque não usar para classificar os seres vivos?
         
          Os seres vivos foram agrupados de acordo com suas características.
          Podemos classificar os seres vivos de várias formas:



                               Fofinhos *-*: Tartaruga
Seres Vivos: Répteis- Nojentos e Inúteis: Lagartixa
                  Mamíferos- Com pelos: Cães 
                                  Sem pelos: Baleias.

PRESTEM ATENÇÃO!!!
Informações Tiradas do caderno... Explicadas pelo Massa (para quem não estuda no Colégio Geração, o nosso professor de Ciências é chamado de Massa, joga Magic, um jogo que eu acho que se chama XBOX e tem duas filhinhas MUITO QUERIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS *.*)

As primeiras classificações:

Aristóteles (386 a.c- 322a.c) classificou os seres vivos assim:

Animais com sangue XXX Animais sem sangue - -(referente ao sangue VERMELHO)

OBS: Essa classificação durou mais de 2 mil anos.

-> No Século XVIII (século 18... favor não escrever com algarismos normais na prova e sim com algarismos ROMANOS), o naturalista CARLS VON LINNÉ escreveu a obra

SYSTEMA NATURAE
Que tinha 12 páginas.

::.REGRAS DO LIVRO.::

  1. Nomenclatura
  2. Binominal (ou seja, 2 nomes)
  3. Palavras latinizadas/ Palavras escritas em latim
  4. Exemplos:
  5.                                       HOMO sAPIENS
  6.                                       |           |
  7.                 Gênero -----|           |----- Espécie
  8.                                       |           |
  9.                              LETRA         letra
  10.                     MAIÚSCULA     minúscula
CONCLUSÃO: A primeira palavra é sempre o GÊNERO e deve ser escrita com letra MAIÚSCULA. E a segunda palavra é sempre a ESPÉCIE e deve ser escrita de letra MINÚSCULA.

Mais exemplos de nomes desse tipo:
  • Panthera Leo
  • Pulex irritans
  • Felis cattus
  • Oryza sativa
  • Araucaria angustifolia
As plantas são diferentes dos animais. Primeiramente, são seres AUTÓTROFOS e nós somos HETERÓTROFOS.

Seres Autótrofos: São seres que produzem o seus próprio alimento
Seres Heterótrofos: Dãã! Os seres que não produzem o próprio alimento.

Mas nós produzimos o nosso próprio alimento!!! PÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ! Errado!
Esse produzir alimento que falamos não é o caso de fazer miojo! É um caso diferente! Por isso somos HETERÓTROFOS.

Se uma planta é verde= TEM CLOROFILA.

Os seres vivos foram separados em CINCO REINOS:

  1. Reino Monera= Reino das Bactérias. Os seres incluídos aqui são UNICELULARES e PROCARIONTES
  2. Reino Protista (UMA BAGUNÇA!!!)= Reino dos Protozoários. Os seres incluídos aqui são PLURICELULARES, UNICELULARES e PROCARIONTES.
  3. Reino Fungi= Reino dos Fungos. Os seres incluídos aqui são PLURICELULARES e EUCARIONTES.
  4. Reino Plantae= Reino das Plantas. O seres incluídos aqui são PLURICELULARES e EUCARIONTES.
  5. Reino Animalia= Reino dos Animais OBS: Nós fazemos parte desse reino. Os seres incluídos aqui são PLURICELULARES E EUCARIONTES.
OBS: Se quiser saber mais sobre células PLURICELULARES e UNICELULARES e seres EUCARIONTES e PROCARIONTES, vá até o Arquivo do blog e ache nas postagens de MARÇO as últimas provas de Ciências.



Ciências- 2a prova: Adaptações

0 comentários
Adaptações



Mimetismo: Quando um ser vivo tenta se passar por outro. Exemplos: borboleta-coruja, aquele sapo que a bunda parece que tem olhos, etc.
Camuflagem: Quando um ser vivo ou um objeto usa a forma de se esconder de seus predadores (mas tipo, não se esconder de esconde-esconde, se esconder tipo... SEI LÁ! É DIFÍCIL EXPLICAR ISSO, VALEU?)



Outra forma de adaptação é o veneno. Podemos falar de inúmeros seres que usam o veneno para se defender e atacar suas presas. 
Quando um animal possui um sistema de ferrão ou presas para injetar seus veneno, dizemos que esse é um animal peçonhento.

Uma outra característica notável no reino animal é a agilidade. Fugir para não ser pego pelo seus predador muitas vezes é a única saída. Para ter sucesso, é importante que a presa seja mais rápida que o predador. Porém, alguns animais tem os movimentos lentos e acabam sendo pegos. Um exemplo? Bicho- Preguiça.
Uma boa alternativa para os animais não tão ágeis é possuir uma cobertura resistente como as carapaças e as conchas, que podemos observar em ostras, caranquejos, tartarugas, besouros, jabutis (AHÁ! ESSE NÃO ESTÁ NA APOSTILAAAA! :P) e muitos outros.

Ciências- 2a prova: Seleção Natural

0 comentários
Seleção Natural
  • Agora o assunto é Seleção Natural.
  • Para explicar um pouco sobre isso, eu vou pegar o exemplo de um CASTOR.
  • Os castores tem dentes tortos, o que facilita a construção de seus diques (ainda não sei como, mas com certeza facilita)... 
  • Então digamos que uma castor fêmea teve dois filhotes, um deles nasceu com os dentes tortos e outro nasceu com os dentes mais certinhos.
  • O que nasceu com dentes tortos vamos chamar de Mike.
  • E o que nasceu com os dentes mais certinhos vamos chamar de Nill.
  • Ok, continuando... como Mike tem os dentes mais adaptados para a construção de diques, no futuro ele conseguirá ter mais facilidade para construir suas "residências". Então dizemos que ele está mais adaptado eu ambiente.
  • Já Nill, que tem os dentes mais certinhos, terá mais dificuldade na construção de seus diques. E ao contrário de Mike, ele não está adaptado ao ambiente.
          Quando um ser está mais adaptado ao ambiente (no caso de Mike), suas chances de sobrevivência são maiores.
          E já quando os seres está menos adaptados (no caso de Nill), têm menor chance de sobreviver.

          Esse processo é chamado de SELEÇÃO NATURAL!
  1. Foi proposto pelo naturalista Charles Darwin (COM W!!!) em 1859.
     Bem, como vimos anteriormente, a reprodução sexuada tem maior variedade de características em seus descendentes. Isso acontece por causa da mistura do material genético feminino e masculino. Então, a união de gametas colabora para o surgimento de características diferentes.
     Outra forma que também garante o surgimento de novas características e a mutação, ou seja, da alteração genética. Quando o DNA se organiza na hora de formar um novo ser, há milhares de informações relacionadas. Então pode acontecer uma pequena modificação ou erro na estrutura desse DNA, o que muitas vezes acaba resultando em uma nova característica.
       É bom lembrar que o surgimento de características ocorre AO ACASO, acarretando benefício ou maléfico para a espécie. Algumas mutações estào associadas a doenças e malformações.

      AS ESPÉCIES, AO CONTRÁRIO DA CRENÇA QUASE UNIVERSAL, NÃO SÃO ESTÁTICAS E IMUTÁVEIS, MAS SE MODIFICAM ATRAVÉS DE LONGOS PERÍODOS DE TEMPO, PELA SELEÇÃO NATURAL, PERMANECENDO VIVO O MAIS APTO.

Palavras de Darwin

PERGUNTA DA APOSTILA: O ambiente se adapta aos seres vivos ou os seres vivos se adaptam ao ambiente? REPOSTAA: Os seres vivos se adaptam ao ambiente.

DARWIN ESCREVEU O LIVRO "A ORIGEM DAS ESPÉCIES"


Sorry... D:

domingo, 11 de abril de 2010
0 comentários
Olá, pessoal.
Bem, agora voces podem ficar um pouco bravs comigo mas tudo bem.
O conteudo de Ingles e Portugues não dará para ser passado.
Minha agenda está muito apertada ultimamente e eu não vou ter tempo de postar o conteudo.
Obrigada pela compreensão (se vocês compreenderem, é claro)
Abraço.
Fui

História- 2a prova: Lembretes para a prova

sexta-feira, 9 de abril de 2010
0 comentários
  1. O Islã deu ao Ocidente descobertas que usamos até hoje. Como os números (algaritimos), palavras e ciência
  2. A Biblioteca Nacional de Bagdá foi destruída pelo Iraque. Isso para a humanidade foi a Perda do Cultivo do Islã.
  3. As bibliotecas foram fundadas com o principal objetivo de todos tiverem o direito de ler.
  4. Agora mais alguns lembretes...
O QUE FOI A HÉGIRA? Foi a fuga de Maomé para Yatreb
O QUE É ALCORÃO? É o livro sagrado onde guarda as pregações de Maomé e mais alguns segredos do Islã.
O QUE É CAABA? É um templo (aquela caixa preta. Imagem na página 16) localizada em Meca. 
POR QUE A CAABA É TÃO IMPORTANTE PARA OS MUÇULMANOS? Pois nela está a Pedra Negra, que foi enviada pelo Anjo Gabriel.
O QUE É RAMADÃ? É o nono mês no calendário Muçulmano.
O QUE OS MUÇULMANOS FAZEM NO RAMADÃ E POR QUE ELE É TÃO IMPORTANTE? Os muçulmanos ficam de jejum todos os dia do mês de Ramadã. Ele é importante pelo fato de ser considerado o mês da revelação do Anjo Gabriel a Maomé.
O QUE É MEDINA? É a cidade do profeta dos muçulmanos.
QUAIS FORAM OS GRUPOS RELIGIOSOS QUE SE ORIGINARAM DAS DIVERGÊNCIAS RELIGIOSAS ENTRE OS MUÇULMANOS? Xiitas e Sunitas.
QUAL É A DIFERENÇÁ ENTRE ESSES GRUPOS? Os xiitas acreditam apenas no Alcorão e os Sunitas acreditam no Alcorão e Sunna.

Ai acho que isso é só...
Foi BEM em cima da hora, pessoal! Desculpe!
as é que ultimamente eu não estou tendo muito tempo...
ÇÇ
Mas é isso aí mesmo
Fuuuui!

História- 2a prova: Uns instrumentos árabes

quinta-feira, 8 de abril de 2010
0 comentários
UMA BÚSSOLA "COLHER" ANTIGA
Favor, não colocar a palavra COLHER na prova. Pois está errado.









BÚSSOLA MODERNA


















ASTROLÁBIO

















Esses instrumentos foram fundidos pelos árabes.
Durante o período da expansão islâmica, o contato de diferentes grupos sociais possibilitou o desenvolvimento de novos conhecimentos, dos quais foram transmitidos aos povos conquistados.
Assim como a bussola e o astrolabio, os arabes também aperfeiçoaram e introduziram no comércio o álcool, a pólvora e o sistema de numeração (números arábicos) utilizado até hoje.
Eles também estudaram e realizaram vários progressos na Matemática, Física, Química, Astronomia, Filosofia entre outras e obtiveram sucesso nessas áreas.
MEDICINA FOI A CIÊNCIA QUE ELES MAIS DESENVOLVERAM.

As artes também foram um papel muito importante na vida dos árabes.
A música floresceu em Al Andaluz e foi enriquecida com a incorporação de novos instrumentos musicais como alaúdes, flautas e oboés.
Estes povos traduziam diversas obras como os escritos de Aristóteles, com o objetivo de desenvolverem estudos sobre o que aprendiam. E para que isso acontecesse, as pessoas teriam que ter acesso aos livros...
E agora é importante prestar atenção:

Os muçulmanos desenvolveram na Espanha uma indústria que fabricava Jatabi (uma espécie de papel fininho) e que tornava a escrita mais fácil de ser copiada. E como valorizavam muito a leitura, os muçulmanos começaram a fundar um monte de bibliotecas. Algumas delas foram Biblioteca de Córdoba (possuia 400 mil livros em árabe, grego e latim), Casa da Sabedoria em Bagdá (no século IX [século 9]) e a Casa da Cultura no Cairo (no século XI[século 11]).
Essas bibliotecas eram contruídas perto das MESQUITAS e possuíam salas para leitura, jogos de xadrez e debates. Tradutores, copistas e mulheres trabalhavam nessas bibliotecas.


A educação das crianças
De acordo com a tradição muçulmana, as criançás ficavam em casa sob os cuidados das mães e avós, que lhe ensinavam boas maneiras, orações e os princípios do Alcorão.
Aos 7 anos elas iriam para a escola. As escolas eram separadas entre meninos e meninas, pois os muçulmanos não permitiam escolas mistas (que droga!). A Península Ibérica não fugiu dessa regra.
Nas escolas, os pequeninos estudavam o Alcorão, história do Islã (como estamos aprendendo agora), Poesia, Gramática, Aritmética e caligrafia.
Quando eles voltavam pra casa, faziam orações e depois brincavam com bonecos, bolas ou pequenos animais inúteis de barro.
Pergunta Idiota: Depois da escola eles não tomavam banho????

História- 2a prova: Espanha muçulmana: a jóia do Islã

0 comentários
Quando os muçulmanos chegaram á Península Ibérica, em 711, utilizaram a política de tolerância religiosa convivendo pacificamente, por muitos séculos, com o judeus, cristãos e visigodos que moravam nesse local.
Porém muitos cristãos e visigodos que resistiram á conquista muçulmana se refugiaram nas Astúrias (norte da Espanha) e formaram pequenos reinos. 

Os árabes fizeram grandes contribuições para o ocidentes, tais como: algaritimos (números), palavras (ex:álcool, almofada...) e ciência (ex: pólvora). OBS: Isso pode ser muito importante para a prova.

História- 2a prova: O islã e os preceitos religiosos OBS: PRESTEM ATENÇÃO!!!

0 comentários
Após a morte de Maomé, os califas continuaram a praticar o Islamismo. Apoiados nas palavras do Corão ou Alcorão* eles estenderam o domínio árabe por muitos lugares.

De acordo com o Alcorão, os adeptos do Islã têm por obrigação as seguintes práticas:

  • PROFISSÃO DE FÉ: reconhecer Alá como o único Deus e Maomé como seu único profeta;
  • PRECE RITUAL: orar cinco vezes ao dia em direção a Meca;
  • JEJUM DO RAMADÃ: jejuar (ou seja, ficar sem comer) todos os dias do mês do Ramadã (Ramadã é o nono mês do calendário muçulmano, esse é considerado o mês da revelação)
  • ESMOLA LEGAL: fazer caridade doando esmolas aos mais pobres (os mendigos devem adorar isso kkk')
  • PEREGRINAÇÃO: peregrinar até Meca pelo menos uma vez na vida e dar sete voltas em torno da Caaba*, onde se encontra a Pedra Negra
  • Obs: Essas coisas são importantes e devem ser estudadas!!!
Além do Alcorão, existe outro texto sagrado para os muçulmanos, conhecido como SUNNA (A conduta), que reúne informações sobre o profeta, seus ensinamentos e fatos de sua vida. Com isso, surgiram dois grupos com diferentes pontos de vista religiosos: os SUNITAS, seguidores da Sunna e do Alcorão, e os xiitas, que aceitam somente o Alcorão como fonte de ensinamento.

* Alcorão: É a nossa bíblia. Os seguidores de Maomé pregaram seus ensinamentos em pedaços de couro, argila ou folhas de palmeira.

História- 2a prova: O nascimento do Islamismo

1 comentários
Aos 40 anos, Maomé teve uma visão do Anjo Gabriel, que fez a revelação: "Só há um Deus e tu, Maomé é seu profeta". E então, se considerando o profeta de Deus, Maomé começou a pregar uma nova religião chamada ISLÃ... ISLÃ= Submissão de Deus.
Começou pregando o Islamismo nos beduínos, convidando-os a abandonar os deuses locais e reconhecer ALÁ como o único Deus e respeitar os mandamentos que foram revelados.
Os seguidores de Maomé foram conhecidos como MUÇULMANOS. As ideias de Maomé provocaram muitas mudanças na vida dos Árabes, gerando a resistência dos ricos mercadores de Meca que passaram a perseguir o profeta. Essas pessoas temiam que uma religião monoteísta afastasse os peregrinos de Caaba e afetassem seus negócios. 
E então, Maomé e seus seguidores se deslocaram para Yatreb. Essa mudança foi conhecida como HÉGIRA e marcou o início da era islâmica e do calendário muçulmano.

AAAAGORA, UMA HISTÓRIA MAIS FÁCIL DE ENTENDER.

Maomé, aos 40 anos teve uma visão do Anjo Gabriel revelando que Maomé era o profeta de Deus.
Então, Maomé começou a falar de uma nova religião (que é o Islã)... e todos começaram a tacar pedras e tomate na cara dele (ok, não necessariamente tomate mas tudo bem). E então aconteceu a  HÉGIRA, que foi a fuga de Maomé para Yatreb. 
TCHARAM!!!!

Umas preguntas:

  1. Quais foram os princípios que Maomé defendia? Resposta: Maomé defendia o Monoteísmo.
  2. Por que os comerciantes de Meca não aceitaram a religião islâmica? Resposta: Porque os símbolos traziam dinheiro.
  3. O que representa a Hégira para os islamistas? Resposta: A fuga de Maomé para Yatreb.
CADERNO:

A EXPANSÃO DO MUNDO MUÇULMANO:

  • Península Arábica foi dividida em duas partes:
  1. Deserto: Beduínos (guerreiros) e oásis
  2. Arábia Feliz: Urbanos (comerciantes) e cidades. OBS: É Arábia Feliz mesmo. Não é nenhuma expressão minha nem Colheita Feliz.
  • Estavam divididos em tribos e lutavam entre si.
  • Eram politeístas
  • A cidade de Meca era um centro religioso e de Peregrinação

  • HÉGIRA= Fuga de Maomé de Meca para Yatreb, Início do Calendário Muçulmano (em 622 d.c) OBS: 99,999999999999999999999999999999999999999 % provável de cair na prova!!!
  • Islã: Nome da religião Muçulmana
  • Muçulmanos: Seguidores do Islã
  • Yatreb - > Medina (cidade do profeta)
UHU!

Historia- 2a prova: Algumas informações inúteis

0 comentários
Oii
Noossa a quanto tempo eu não escrevo no blog sobre o conteúdo das provas!
Olha, eu sei que está meio em cima da hora... Mas é que eu ando muito ocupada! Quando recebemos o conteúdo eu tinha compromisso á noite e hoje eu tive Handebol... Mas tudo bem vamos lá!

Vamos rever o conteúdo de História... Assunto: Capítulo 2- A expansão do mundo muçulmano.



  1. A Arábia está localizada atualmente no Oriente Médio
  2. Beduínos são grupos nômades que vivem no deserto.
  3. Por volta do século VI (século 5... mas não pode escrever desse jeito, deve ser com algarismos romanos), os árabes falavam diversas línguas e tinham estilos de vida diferentes
  4. Os beduínos viviam da criação de camelos, carneiros ou cabras.`
  5. Os grupos mais sedentários moravam em aldeias e praticavam agricultura ao redor de oásis ou trabalhavam como comerciantes e artesãos em pequenos vilarejos.
  6. CAABA = um santuário onde era guardadas imagens de vários deuses e a PEDRA NEGRA, que também era considerada sagrada.
  7. O povo acreditava que a Pedra Negra havia sido enviada pelo Anjo Gabriel
  8. Porque os pastores árabes se mudara para a região do Crescente Fértil? Resposta: Por causa das guerras entre o império Bizantino e Sassânida.


Para Joana/ Menininhas

segunda-feira, 5 de abril de 2010
2 comentários
Olá Joana! Você escreveu um comentário para mim na postagem sobre o DIA DE CONVIVÊNCIA perguntando de postarei o conteúdo da prova de História.
Fique tranquila pois passarei sim! Mas ainda não recebemos o conteúdo! )':
Pode deixar que quando o conteúdo foi passado eu começarei a postar no mesmo dia!
Se tiverem mais perguntas escrevam um comentário!
Um Abraço!