Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

P2 de História - 3o trimestre - Unidade 14: Revoluções Inglesas

terça-feira, 9 de novembro de 2010
0 comentários
Oiee
Como foram na prova de Ciências? Eu, particulamente, acho que vou meio mal... deu branco na hora hehe
Bem, vamos tentar botar a matéria de História (a P2 que na Sexta Série B acontecerá AMANHÃ, dia 10/11), né?
Começando pela

Revolução Inglesa

Para ficar claro...
O que é REVOLUÇÃO?: É quando há uma grande mudança social e economica.
O que é GOLPE?: É quando os líderes de um país se sentem ameaçados e usam a força para se manter no poder.

  • Explique detalhadamente o que foi a Magna Carta.
E se uma dessas cair na prova? 
Aqui está a resposta: João Sem-Terra, que ficou no poder depois da morte do irmão Ricardo I (Ricardo Coração de Leão), resolveu não só aumentar os impostos, como criar novos também. O povo inglês não aceitou a ação, e a reação veio na forma da Magna Carta, que limitava o poder de João.

  • O que foi a Revolução Puritana? Explique (e lá vem!)
Resposta: Jaima I - que sucedeu Elizabeth I - desejava ampliar os seus poderes, mas a Magna Carta não permitia. Encontrou o conflito entre a burguesia e o gentry, que então sabiam sobre a instituição que detia os poderes para governar a Inglaterra (como dizia no documento), tudo isso no Parlamento. Como queria reverter a situação e ter mais poder, Jaime I tentou "refazer" a Igreja Anglicana, mudando-a com alguns aspectos católicos. Então o calvinismo, bastante respeitado na época, foi sendo deixado de lado, e o comportamento religioso assumiu características que defendiam o "dispotismo real" e a teoria do Direito Divino". Então aconteceu a Revolução Puritana (um conflito religioso e político), isso porque os principais envolvidos na situação defendiam uma Igreja que não interferia no Estado.
  • Por que a burguesia apoiou a Revolução Puritana?
Resposta: Pois essa religião dizia que só o lucro e o trabalho levavam ao céu.

Agora, mais uma Revolução

Depois de Jaime I, chegou Carlos I. 
Carlos I não respeitava o Parlamento e não dava atenção ás suas reivindicações, então, decidiu dissolvê-lo, depois de começar a cobrar exageradamente, prendendo quem se recusava a entregar dinheiro ao Estado.
Então, diante desse comportamento, o Parlamento aprovou um documento chamado Petição de Direitos, que alertava o rei suas limitações e qual era o seu papel. 
Sendo assim, Carlos I fechou o Parlamento. E começaram os conflitos entre a monarquia inglesa e o Parlamento: depois do envolvimento da Inglaterra nas guerras contra a França e a Escócia, aumentou a necessidade de arrecadação financeira.
O Parlamento começou a colocar em prática os interesses da Petição de Direitos. O poder do rei foi limitado rigorosamente e todos os impostos e taxas cobrados sem a aprovação ou revisão do Parlamento foram retirados.
Carlos quis uma "arrevanche". Invadiu o Parlamento e prendeu alguns líderes bem importantes. Porém, uns líderes dos quais o rei perseguia fugiram. Dessa forma, iniciou uma guerra: de um lado, as forças do Parlamento, e de outro, as forças que apoiavam o rei.
No começo, o Parlamento começou a receber derrotas, mas o líder Oliver Cromwell reverteu a situação.
Os Puritanos faziam maior parte do exército do Parlamento (Exército de Novo Tipo) e eram chamados de "Cabeças Redondas" por causa do corte de cabelo. Esse exército valorizava e estimulava a participação democrática e o mérito dos soldados, que então entendiam a razão de sua luta. Além disso, a burguesia os patrocinava, e isso possibilitou boas condições de provimento. 
A organização militar adotada pelos puritanos fez eles vencerem, e deu fim na monarquia inglesa. E Carlos foi julgado inimigo do povo inglês, e a função de rei na Inglaterra foi considerada inútil.

Gente, agora não posso mais postar. Tipo, pelo menos até essa parte da prova. Desculpa,

Laura






P3 de Ciências - 3o trimestre - Segunda Parte: Equinodermes

0 comentários
Booooom dia!
Desculpe o atraso ):
Bem, vamos ver se consigo colocar alguma coisa sobre os equinodermes aqui u.u

Equinodermes

"São animais exclusivamente marinhos e recebem esse nome por Possuírem "espinhos na pele"
Equinodermes
  • Equi = espinhos
  • Dermo = Pele

Possuem o endoesqueleto (um esqueleto interno) formando por placas de calcário, essa é uma característica marcante nesse grupo

Sendo muitos adaptados ao fundo do mar e se locomovendo lentamente, passam a impressão de passar por dificuldades ao se locomover, quando na verdade a realidade é diferente.
O sistema Ambulacral: 
Os pés ambulacráios (ampolas) se enchem de água, que entra num sistema ambulacral (eeee paciência pra essa ambulacração toda! ¬¬) pela placa madrepórica (próxima ao C ânus). Então, a água segue pequenos canais até os pés ambulacrários. 
O sistema ambulacrário contribui com
  • Respiração
  • Captura de Alimentos
  • Percepção Sensorial
Na superfície do corpo desses animais encontramos espinhos, os pés ambulacrários e estruturas mínimas chamadas pediláceras, que limpam o corpo do animal como uma pinça. Em alguns casos, contém veneno, ajudando na defesa.

Se reproduzem por facundação externa (através de gametas que são lançados na água, depois disso, vão originar as larvas, que normalmente ficam na superfície junto aos plânctons, e então a forma adulta)

As cinco classes

ASTEROIDES -> Estrelas-do-mar
  • 5 braços
  • Carnívoros
  • Alimentação: Envolvem a presa (protegendo o estômago fora da boca), facilitando tanto a captura quanto a digestão
OFIUROIDES -> Serpentes-do-mar
  • Semelhantes as estrelas-do-mar, porém tem os braços mais finos e juntos ao corpo, o que permite movimentos mais amplos,
CRINOIDES -> lírio-do-mar
  • Vivem fixos
  • Braços ramificados
  • Utilizando os braços ramificados, alimentam-se de partículas que estão presentes na água
HOLOTUROIDES -> pepinos-do-mar
  • Possuem tentáculos ao redor da boca
EQUINOIDES -> ouriços-do-mar e bolachas da praia
  • 'Possui lanterna de aristótoles (uma estrutura da boca dos equinoides, que raspa os alimentos para a sua alimentação)
AAAté mais *-*
Vejo vocês no post sobre peixes
Beeeijos
Laura





P3 de Ciências - 3o trimestre - Primeira Parte: Artrópodes- Crustáceos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010
0 comentários
Ooi, gente! Desculpe a demora, estava fazendo algumas coisinhas do Amigo Secreto :P
Bem, vamos aos

Crustáceos

Esses, ao invés de utilizarem os exoesqueletos, usam o mesmo sistema, mas com CONCHAS: Quando uma concha fica apertada, procuram uma maior abandonada.

São bem adaptados ao ambiente aquático, poucos são terrestres. 
Assim como os aracnídeos, possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdômen. 
No cefalotórax, encontramos 2 pares de antenas e um par de olhos COMPOSTOS.
As espécies mais comuns possuem cinco pares de pernas/patas, mas existem algumas que possuem mais ainda.
Realizam respiração branquial: Por meio de brânquias, realizam trocas gasosas entre a água. O tatuzinho-de-jardim é uma exceção, pois é um exemplo de crustáceo terrestre.

COMO DIFERENCIAR SIRIS DE CARANGUEJOS? (Vai que é importante pra prova!)

Siri: é achatado e tem espinhos nas partes laterais. Possui o último par de patas/pernas mais arredondado e adaptado ao nado. O carangueijo não tem essa adaptação.

Desculpe, pessoal! Não vou conseguir postar sobre os equinodermes e os peixes agora. Preciso dormir ): 
Espero que tenha ajudado alguma coisa, hein?
Beeijos,
Laura
Caranguejo: tem o cefalotórax mais alto e redondo, é mais fácil ver as patas/pernas.

P3 de Ciências - 3o trimestre - Primeira Parte: Artrópodes- Quilópodes e Diplópodes

0 comentários
Afinal, qual a diferença entre

QUILÓPODES E DIPLÓPODES             ?

Existe uma resposta simples e clara para essa pergunta

Os Quilópodes...
  • São venenosos
  • Possuem um par de patas/pernas (duas patas/pernas) articuladas por segmento (que é cada espaço entre aqueles "risquinhos")
  • Possuem o corpo achatado
  • No primeiro segmento, possuem um par de garras que ajudam a injetar veneno na sua vítima
Os Diplópodes...
  • Não são venenosos
  • Liberam glândulas fedorentas fedidas com cheiro de peido de velho de mal cheiro
  • Possuem 2 pares de patas/pernas por segmento
  • Posseum corpo cilíndrico
  • Gostam de ambientes úmidos
  • Se alimentam de vegetais mortos
Ok, parando por aqui! Vamos aos Crustáceos no próximo post!

Beijos,
Laura

P3 de Ciências - 3o trimestre - Primeira Parte: Artrópodes- Aracnídeos

0 comentários
Heeeey!
Ok, agora veremos sobre os
ARACNÍDEOS

São bastante confundidos com os insetos, porém, não fazem parte desse grupo.

Possuem 4 pares de patas/pernas e não possuem antenas .
Não há uma divisão bem definida entre a cabeça e o tórax dessa espécie, como os insetos. Essas duas partes formam uma só: o cefalotórax, que se encontra ligado ao abdômen.

Possuem olhos simples, não compostos. Que são encontrados em uma quantidade de 5 a oito.

O pedipalpo, que fica perto da boca, ajuda na percepção do ambiente e ajuda na alimentação. Algumas ARANHAS possuem pedipalpos que funcionam como órgãos sexuais.
No escorpião, o pedipalpo é aquela 'pinça'.
Também perto da boca, tem a quelícera, que é um órgão que ajuda a injetar o veneno na vítima e também manipular a presa.

ÁCARO: Aquela manchinha na pele que chamamos de cravo, pode ser atividade de um aracnídeo: o ácaro. 

É isso, até o post sobre as centopéias!

Beijos,
Laura

P3 de Ciências - 3o trimestre - Primeira Parte: Artrópodes- Insetos

0 comentários
Bem, aqui estamos. Vamos ver sobre os

INSETOS

Eis então o grupo com o maior número de espécies conhecidas!
Camón!

Corpo: 
  • Cabeça
  • Tórax
  • Abdômen
Todos possuem 1 par de antenas (duas antenas)
Possuem 6 patas/pernas
Podem ou não apresentar asas
Se apresentarem asas, podem ser de 1 ou 2 pares
OBS: Traça não possui asas

Olhos:
Podem ser compostos (formados por unidades menores, e que através dos omatídeos formam as imagens) OU simples (que possuem os ocelos, que tem como principal função distinguir a presença de luz)

Aparelho Bucal:
Existem vários tipos de aparelhos bucais:
  • Mastigador (como o gafanhoto)
  • Picador (como o pernilongo, e OOO que bichinho chaato!)
  • Sugador (como a borboleta)
Respiração:
Respiração é traqueal ---> Dentro do abdômen dos insetos, existem aberturas chamadas espiráculos. Os espiráculos levam o oxigênio até tubos chamados traqueias, que levam o gás oxigênio ás células.
Um "desenho" (se pedir na prova)
               O2 > Espiráculos > Traqueias > Células

Reprodução:
Reprodução SEXUADA
          >Podem se desenvolver de forma DIRETA ou INDIRETA -----> metamorfose

Desenvolvimento Direto VS Indireto: Quais as diferenças?
DIRETO: Quando não tem muitas transformações antes de chegar a fase adulta
INDIRETO: Quando tem bastante transformações antes de chegar na forma adulta. Como o desenvolvimento da BORBOLETA (ovo -> larva -> casulo -> um tempo no casulo -> mais um bom tempo no casulo -> só mais um pouquinho -> borboleta)

Uma característica: Alguns insetos vivem solitários, idenpendentes. Como a mosca, libélula e a barata. Já outros vivem em sociedade. Um ajuda o outro e tem tarefas divididas. Como as formigas (todos conhecem a história da formiga e a cigarra ou já assistiram Vida de Inseto, né? Não preciso explicar? Ótimo :D)

Até agora é isso.
Até o próximo post, com os Aracnídeos.

Beijos,
Laura

P3 de Ciências - 3o trimestre - Primeira parte: Artrópodes

0 comentários
Soooooorry Sorry Sorry!
Nunca mais postei, eu sei. Sinto muito. Mas agora que chegou essa semana (e que longa semana) de prova, vamos ver se conseguimos alguma coisa, não?
Bem, para a Sexta Série B, hoje (dia 08/11/2010 - Aniversário da minha mãe *O*) tivemos a prova de Inglês. Não postei  pois estava viajando para onde? Resposta: Navegantes (de novo e de novo e de novo...)
Bem, agora vamos tentar postar diariamente, né?
Começando pelos

ARTRÓPODES

Enfim, agora aqui estamos nos Artrópodes. Aqueles bichinhos adorááveis que todos adoramos (especialmente as meninas... "ou menininhos que querem ser menininhas"). Sabe? As baratas, aranhas, centopéias, minhocas...
OPA! Minhocas? Eiita, isso é muito importante, viu? As centopéias e piolhos-de-cobra são artópodres artrópodes, mas isso não quer dizer que as minhocas são também. Lembre-se: as minhocas são o que?


Muito beeeeeeem!
Continuando...

Vamos as Características Gerais:
  1. Esse filo é um dos mais importantes ecologicamente, pois domina todos os ecossistemas terrestres e aquáticos em número de espécies, de indivíduos ou os dois.
  2. A maior parte do fluxo energético desses ecossistemas passa pelo corpo dos artrópodes
Ok, isso não é característica... é apenas um negócio que pode ser muito importante do caderno
Agora sim! Vamos as Características Gerais (da apostila) :
    • Por que Artrópodes?  - - - O nome foi dado devido ao fato de as espécies possuirem pernas (ou patas) articuladas.
    • São invertebrados
    • Como conseguem articular certas partes do corpo sendo invertebrados? - - - Tendo a associação dos músculos com o exoesqueleto*. Quando trocam de exoesqueleto, chamamos o processo de muda ou ecdise. Isso ocorre várias vezes até o ser se tornar adulto.
    • Podem ser terrestres ou aquáticos.
    • São agrupados em: Insetos, Diplópodes, Crustáceos, Quilópodes e Aracnídeos.
* Exoesqueleto: É uma proteção externa formada por quitina. É como se fosse uma armadura (sabe daquelas armaduras medievais? São essas). Vamos supôr que quando você nasceu, sua mãe colocou em você uma dessas. Mas claro, você foi crescendo e crescendo... e um dia, a armadura ficou apertada. Você iria conseguir uma nova ou ficar com aquela mesmo? Uma nova, né? Então, e durante a sua vida, você iria fazendo essa troca de armaduras até ficar em forma adulta. E com os artrópodes acontece a mesma coisa, mas com o exoesqueleto. Além disso, tem algumas funções: 
  1. Promove a locomoção (com a ajuda dos músculos)
  2. Evita a perda de água
  3. Protege contra os predadores
Vamos até o próximo post, sobre os INSETOS!
Até lá!