Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

Português - P1 do SEGUNDO trimestre - Período simples e composto, oração, conjunções, coordenação e subordinação

terça-feira, 14 de junho de 2011
0 comentários
Esse post vai ser bem podre e rapidinho, pois tenho que fazer outras coisas.

PERÍODOS SIMPLES E COMPOSTO

Simples = tem apenas um verbo na frase
Composto = tem dois verbos ou mais na frase
Período = vai até o ponto

ORAÇÃO
Oração é tipo uma frase, quase a mesma coisa. MAS ATENÇÃO: Ela não vai até o ponto, pode ir até uma vírgula ou coisa do tipo.

CONJUNÇÕES
O que vai cair na prova de conjunções não basta de simplesmente você apontar as conjunções, classificá-las, etc
Mas, como eu vou saber o que são as conjunções? E como classificá-las
Bem, as conjunções são aquelas palavrinhas quase insignificantes que fazem uma ponte entre uma frase e outra.

Exemplo:
- Não posso ir para o shopping porque tenho deveres
- Não posso ir para o shopping. Tenho Deveres.

E então, qual a conjunção - apalavraqueuniuasduasfrases - aí? PORQUE
Outros exemplos de conjunção comuns são "muito, não, nem, porque, como, com, para, talvez, por, etc"

Como classificá-las?
Existe vários critérios:
COMPANHIA: A conjunção indica companhia, como "Eu foi à feirinha COM minha mãe"
INTENSIDADE: "Eu estudei MUITO para a prova"
INSTRUMENTO: "Eu toquei piano COM os pés"
AFIRMAÇÃO: "COM CERTEZA estarei lá ás oito horas"
FINALIDADE: "Eu comprei chester PARA o jantar"
NEGAÇÃO: "Não sei o que é isso"
CAUSA: "Não concordei por achar incorreto"
ALTERNÂNCIA: "Você pode ficar com o dinheiro ou doar para a caridade"
TEMPO: "ONTEM fiquei em casa"
LUGAR:  "Ela leu o livro NO BANCO"

Tentem gravar isso, é importante.
Tem alguns exercícios sobre isso na página 30 da apostila 1, e no caderno de Atividades também.

COORDENAÇÃO
- Uma frase não depende da outra, exemplo:
"Não quis sair de casa porque estava frio"
Podemos separar uma da outra: "Não quis sair de casa""Porque estava frio"

SUBORDINAÇÃO
- Uma frase que depende da outra, exemplo:
"Ele é como um maluco"
Não tem como separar, fica estranho tipo
"Ele é""Como um maluco"
"Ele é como""Um maluco"
ETC

Bem podre esse post, né?
Eu postei bem lixo e bem rapidinho, só pra ver se ajuda, mas provavelmente nem ajudou.
Tenho que arrumar meu quarto e fazer umas coisas do JIG.
Não vou passar o endereço do nosso blog para ninguém.
E por favor, não passem para outras equipes
Beijos.

Espanhol - P1 do SEGUNDO trimestre - Verbos no Condicional e Urugay

quarta-feira, 8 de junho de 2011
0 comentários
Pois é galera, estou um pouco ocupada me preocupando com o JIG, as notas e mais algumas outras coisas em particular. Então vou postar rapidinho a matéria de Espanhol (de Matemática não, porque não tenho paciência de 'ensinar' ou de procurar os malditos símbolos). Vamos lá:

PRIMEIRA PARTE: Colocando os Verbos no Condicional
Bem, pra começar, o condicional é aquela coisa da gente falar que faRÍA, serÍA, ConversarÍA, etc
Ou seja, se não fosse por alguma condição, algo aconteceria.
Então você pensa: AH, ENTÃO EM ESPANHOL É SÓ COLOCAR 'RÍA' NO FINAL DAS PALAVRAS NÉ?
E a resposta é: NÃO, NÃO É.

Isso na verdade, vai depender da pessoa (se é primeira, segunda ou terceira pessoa). Observe:

YO: Se for por exemplo a palavra SER, apenas adicionar ao final um "ÍA" e fica SERÍA - mas se for do tipo Hacer, fica "Hacería"
: Ex: Ser= adiciona ao final da palavra "ÍAS": Serías - EX: Hacer= Harías
ÉL/ELLA/USTED: Fica a mesma coisa que fica em "YO"
Nosotros: Ex: Ser= adiciona ao final "íamos": Seríamos - Ex: Hacer=Haríamos
Vosotros: Ex: Ser= adiciona ao final "íais": Seríais - Ex: Hacer=Haríais
Ellos, Ellas, Ustedes: Ex: Ser=adiciona "ían": Serían - Ex: Hacer=Harían

SEGUNDA PARTE: Uruguay

- Limita con Brasil y Argentina, rodeado por Océano Atlántico
- Moneda oficial: Peso Uruguayo
- Capital: Montevideo
- En Montevideo...
    > Calle Principal: Avenida 8 de Julio => importante centro comercial
- Comida
    > País extremamente pecuario, quantidade grande de CARNE
    > Mercado del Puerto : conglomerado de restaurantes
    > CHIVITO: sándwich abierto con carne, papas fritas y saladas.
    > Grapamiel: bebida típica. Hecha con miel y grapa
- Fútbol
    > Ya ha sido campeón mundial en 1930 y 1950


ACABOU, UHULES!
Está beeem resumido, espero que seja apenas isso que caia na prova, foi o que eu interpretei.
Se estiver alguma coisa errada me avisem, sabe, eu escrevo um pouco rápido e ás vezes posso acabar tendo um erro de digitação ou eu realmente confundi o assunto.
Beijos, boa sorte.

Inglês - P1 do SEGUNDO trimestre - Simple Past, Past Progressive e NetLingo

domingo, 5 de junho de 2011
0 comentários
Simple Past

O que é o DID?

O DID é um verbo auxiliar usado nas frases NEGATIVAS e INTERROGATIVAS que se referem ao PASSADO.
Mas quando o DID for utilizado, o verbo fica na forma infinitiva. 
- HEY! O QUE É FORMA INFINITIVA?
Resposta: Ex- Ele ficou doente. O verbo aí é FICOU, que vem do verbo FICAR. Ficar é o verbo na forma infinitiva. Outro EX em inglês - He played handball. O verbo aí é PLAYED, que vem do verbo PLAY. Play é o verbo na forma infinitiva.
Se a frase for afirmativa, o verbo ficará na forma do passado e o DID não será usado. 

- Espera aí, Laura! Vai com calma! O que é esse DID?
Resposta: Agora, nós estamos aprendendo sobre o que?

- Simple Past.
Resposta: Sim, e isso significa...?

- Como...colocar...asfrasesno...pa...ssado?
Resposta: Exato. Então vamos lá, dar um exemplo em Português:
  • Eu não brinco de bola
Como ficaria em Português?
  • I don't play ball
Isso, exato. Agora, como vamos colocar "eu brinco de bola" no passado/pretérito?
  • Eu não brinquei de bola
Isso. E agora? Como vamos colocar "I don't Play Ball" no passado e no interrogativo?
  • I Didn't play ball
  • Did I play ball?
Isso meeeeeeesmo!
- Espere, e se a frase for afirmativa? Como "I play ball"?
Resposta: É exatamente o que eu vou explicar agora. 
É REGRA não usar o "DID" quando as frases forem afirmativos. Então teremos que usar o ED,.
- Espera, o que é o ED?
Resposta: vou explicar agora. 
Em Português, se eu colocar "Eu brinco de bola" no passado afirmativo fica
  • Eu brinquEI de bola
Isso. 
E como fica "I play ball"?
  • I played ball
- Aaai que legal! Então é fácil, só adicionar ED no final das palavras, né?
Resposta: Não. Quer dizer, sim. Mais ou menos. Depende. Tem umas regrinhas para colocar o ED no final das palavras:
1) Quando o verbo termina em consoante+y
EX: Study
- Tira-se o Y e coloca ED
EX: Studied

2) Quando o verbo termina em vogal+y
EX: Play
- Apenas adicionar o ED
EX: Played

3) Quando o verbo termina com a letra E
EX: Love
- Apenas adicionar o D
EX: Loved

4) Quando terminado em CVC (consoante+vogal+consoante)
Ex:Plan
- Dobra-se a última letra e adiciona ED
EX: Planned
Past Progressive
Ok, aprendemos sobre o Simple Past, O QUE BOM HEIN.
Mas agora, como eu vou falar uma frase por exemplo "Eu estava CaminhANDO na praia"?
Pra fazer isso vamos usar o PAST PROGRESSIVE:
E COMO FUNCIONA?

Bem, primeiro, temos que aprender (na real, REaprender) as regrinhas do ING:

REGRA DO ING

Sabe ás vezes, quando você está na praia caminhANDO, e nota que tem pessoas lENDO, e também pessoas comprANDO picolé, e os adultos nadANDO no mar e as criançinhas se afogANDO?

Pois é, esse ANDO e ENDO, no Inglês é o ING.
Por exemplo, se fly é voar, flyING é voando! Veja:
  • Fly (Voar)= Flying (Voando)
  • Speak (Falar)= Speaking (Falando)
  • Work (Trabalhar)= Working(trabalhando)
  • Draw (Desenhar)= Drawing(Desenhando)
MAS TEM UMA REGRA IMPORTANTE: Em palavras que terminam em E, deleta-se o E e coloca o ING - MAS em palavras que terminam com Y NÃO SE DELETA. Obrigada.
  Ok, já aprendemos a regrinha ridícula do ING. Que tal?
Agora a única coisa que precisamos saber é como pegar o "ING" e o "Simple Past", misturar os dois e fazer o PAST PROGRESSIVE.
 Bom já vimos que no Present Progressive, uma estrutura seria basicamente...
EXEMPLO AFIRMATIVO: I am playing ball (Eu estou jogando bola)
A estrutura é: Sujeito + Verbo TO BE + Verbo com ING adicionado + Complemento

EXEMPLO NEGATIVO: He isn't playing ball (Ele não está jogando bola)
A estrutura é: Sujeito + Verbo TO BE negativo + Verbo com ING adicionado + Complemento

EXEMPLO INTERROGATIVO: Are you playing ball? (Você está jogando bola?)
A estrutura é: Verbo TO BE (negativo ou não) + Sujeito + Verbo com ING adicionado + Complemento

Ok, e como convertemos isso para o PASSADO?

É o seguinte: Agora, o VERBO TO BE não será mais "Are/aren't", "Is/isn't" e "Am/am not". Serão apenas 2: "WAS/WASN'T" e "WERE/WEREN'T"
E as mudanças serão:

I           -> WAS/WASN'T
YOU   -> WERE/WEREN'T
HE       -> WAS/WASN'T
SHE    -> WAS/WASN'T
IT        -> WAS/WASN'T
WE     -> WERE/WEREN'T
YOU   -> WERE/WEREN'T
THEY -> WERE/WEREN'T

E é isso. Beijos, boa prova.

-CALMA! COMO ASSIM "E É ISSO"? EXPLICAÊ
Resposta:
A única mudança do Present Progressive para o Passado é essa:
Agora é
EXEMPLO AFIRMATIVO: I am playing ball (Eu estou jogando bola)
NO PASSADO: I was playing ball

EXEMPLO NEGATIVO: He isn't playing ball (Ele não está jogando bola)
NO PASSADO: He wasn't playing ball

EXEMPLO INTERROGATIVO: Are you playing ball? (Você está jogando bola?)
NO PASSADO: WERE YOU PLAYING BALL?

Mas CUIDADO NO INTERROGATIVO: Se você quiser colocar uma WH na frase, ela vem antes que o verbo TO BE no passado:
Exemplo: What were you playing?


E É ISSO.
BEIJOS
TCHAU
BOA
PROVA
;*
Espero ter ajudado ;)

Anúncio: Venda

0 comentários
Pois é gente, estou aqui pra anunciar mais uma coisa,
O Victor Feroldi (conhecem, né?) está querendo vender pra você um celular, por um preço muito barato

O celular tem TOUCH SCREEN + 2 baterias (uma delas é reserva) + Cabo USB (para baixar Fotos e músicas etc) + Câmera fotográfica (na frente e nas 'costas') + Gravador de som + Gravador de vídeo + Rádio FM e AM + MP3 + Internet + Relógio Mundial + Bluetooth + Cronômetro normal e Nway (Nway é que consegue fazer 5 contagens sem precisar reiniciar tudo) + TV + E além disso é DUALCHIP, ou seja, suporta dois chips/números telefônicos)

Esse aparelho é um lançamento, e é um lançamento CHINÊS
É isso mesmo, ele além de ser novidade, é novidade direto da China!
É da Sony Ericsson (da China), modelo W400
E o mais importante, o PREÇO.

Em seu preço normal, o produto custa R$290,00
Mas o Victor quer vender ele pra você por apenas R$150,00

Se estiver interessado, você pode deixar um comentário aqui no blog ou mandar um e-mail para o endereço:
victor-ff@hotmail.com
ou ligar para o número
(48)99030567

 Fotos do produto:

Quer anunciar aqui também?
Deixe um comentário ou entre em contato pelos links ao lado >>>
Beijos.

Ciências - P1 do SEGUNDO trimestre - O Sitema Digestório

0 comentários
Essa semana? HÁ! Vai ser um inferno, sério. 4 PROVAS em 2 dias, pode isso?
Então pra quem quer se dar bem, eu apenas falo: ESTUDE AMIGO
Para quem dá dando a bunda pras notas, olha amigo, você vai se ferrrar bonito.
Vamos lá, Sistema Digestório, para a prova de Ciências dessa segunda feira, dia 06/06, matéria é da página 2 a 18 (para os perdidos)

O SISTEMA DIGESTÓRIO
Pra começar: POR QUE A DIGESTÃO É IMPORTANTE?
Resposta: É importante porque transforma os alimentos e facilita a sua absorção nas células.

E agora, o PROCESSO:
Bem, agora é importante saber que existem dois tipos de Digestão:

Tem a digestão QUÍMICA:
Tem a ação de enzimas, que transfromam os nutrientes em moléculas menores
E também a digestão MECÂNICA: participação dos dentes, língua e outros movimentos musculares. Não muda a estrutura do alimento (por exemplo, não transforma uma proteína em aminoácido)

E agora sim, o PROCESSO:
O processo da digestão acontece no TUBO DIGESTÓRIO, que é um conjunto de orgãos (que são a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino grosso e delgado).
O Tubo Digestório é um longo tubo musculoso, e quanto mais ele trabalha, mais aumenta , além disso secreta sucos digestivos e absorve os nutrientes.
O processo começa na
-> BOCA
Nessa etapa os alimentos terão suas moléculas quebradas, e com a ajuda da saliva, vai se formar o bolo alimentar (que é aquilo que o nosso professor de Ciências, Massa, drasticamente ilustrou).

Da Boca, o bolo alimentar vai para a
-> FARINGE
- CALMAÊ, mas tem a FAringe e a LAringe...
R: Acontece amigo, que a laringe é ligada ao Sistema RESPIRATÓRIO
Pela faringe entra farinha, mas pela laringe NÃO entra laranja. 
Na faringe tem o epiglote, que é uma "ferramenta" que no momento em que o bolo alimentar está sendo engolido, o epiglote fecha a entrada da laringe e impede que o bolo passe para o canal respiratório.

Depois da faringe, o bolo passa para o
-> ESÔFAGO
Que não faz nada além de empurrar o bolo alimentar  - através de movimentos peristálticos - para o

-> ESTÔMAGO
Onde ocorre a liberação do suco gástrico, que se mistura com o bolo
                        
                     > Tem ácido clorídico e enzimas que ajudam na digestão de proteínas, que são importantes por ter ação antisséptica e ativa a pepsina (que é a que acelera a digestão de proteínas, a mais potente do suco)

Após umas duas horas, o bolo alimentar (que agora será chamado de QUIMO) está pronto para partir ao
-> INTESTINO DELGADO
Essa é a etapa mais complexa da digestão
Começa tudo no DUODENO (que é o início do intestino delgado).
Ele recebe a BILE (um conjunto de sais minerais que dissolvem as gorduras), produzida no fígado.
Também recebe o SUCO PANCREÁTICO, que obviamente é produzido no pâncreas, esse suco age sobre as proteínas, carboidratos e gorduras.

Depois da bile e do suco pancreático misturados no quimo, ele vira um líquido, que percorre o resto do intestino delgado.
O quimo vira um líquido por ter uma grande quantidade de água e outros sucos digestivos recebidos durante a digestão. Então ele vai para o
-> INTESTINO GROSSO
Que absorve a água e os sais.
Essa é a etapa mais demorada da digestão, afinal, os restos alimentares podem ficar até três dias ali, até saírem do corpo pelo ânus, na forma de... cocô, fezes, número 2, ou como preferir chamar.

E é isso. Acabou a matéria.

Avisando que também é importante estudar sobre os DENTES e uma alimentação adequada, pode cair na prova.
Eu não coloquei aqui porque não estou com a mínima vontade de postar sobre os dentes e tenho mais o que fazer.
Além disso, se for cair na prova mesmo sobre os dentes, acho qeu vai ser um desenho do "raio-x" do dente e vamos ter que apontar as suas partes.
E é isso.
Vou fazer umas coisinhas e logo passar o conteúdo de Inglês.
Beijos, espero ter ajudado. 

ANÚNCIO: TROCAS

quinta-feira, 2 de junho de 2011
1 comentários
Então galera, estou aqui para fazer um anúncio, que um amigo pediu.
Sua proposta é uma troca:
O LUCAS quer trocar:
-> O seu XBOX 360, que vem DESBLOQUEADO arcade e com a última atualização do Ixtreme + Placa Jasper + 2 Controles + Cabo HDMI + Praticamente novo + Sem arranhões. Está funcionando perfeitamente.
Ele quer trocar isso com você por:
Um XBOX que venha BLOQUEADO + Placa Jasper + Elite ou Slim ou Arcade. Ou isso, ou por um Playstation 3.
Ele não exige que venha junto com jogos ou 2 controles, apenas quer que seja BLOQUEADO. E claro, precisa estar funcionando perfeitamente.

E daí você pergunta: "Mas porque raios esse menino quer um XBOX bloqueado?"
O motivo é que ele quer jogar online e não ser banido, já se incomodou muito com atualizações que bloqueiam jogos e o obrigam a atualizar o Ixtreme e gravar jogos, tudo de novo.

E então, quer trocar?
Caso esteja interessado, você pode entrar em contato aqui no blog, deixando um comentário
Ou pode entrar em contato diretamente com o Lucas, por e-mail, ou o adicionando no MSN: lucascf98@gmail.com (o endereço vale tanto para o e-mail atual dele quanto o MSN)
Obrigada pela atenção.

Quer anunciar aqui também?
Deixe um comentário ou entre em contato pelos links ao lado >>>
Beijos.

História - P1 do SEGUNDO trimestre - O Império Brasileiro (Parte 1)

0 comentários
E então, como foram na prova de Geografia?
Eu lamento por ter errado várias coisas ao postar o conteúdo, acabei confundindo umas coisas e coloquei um monte de coisa errada. Me perdoem, sério.
O problema é que agora que meu Google Chrome deu pau, tenho que usar o Mozilla Firefox, só que como todos sabem que minha internet é SUPER RÁPIDA, fica travando tudo, e isso é um SACO.
E quando eu vou escrever o conteúdo, fica travando e eu me irrito.
Então o que eu faço é escrever tudo num minúsculo e quadrado bloco de notas, e acabo me confundindo e escrevendo babaquices.
Por isso eu recomendo não estudar apenas pelo meu blog.
Se eu escrever alguma coisa de errada nesse post, me avisem, para eu corrigir, ok?
ENTÃO, Vamos ao conteúdo de História, prova nessa SEXTA-FEIRA (02/06), MATÉRIA: CAPÍTULO 4 DA APOSTILA 1 (para os perdidos)

O IMPÉRIO BRASILEIRO

Tudo começou com Napoleão Bonaparte, que, desejoso de acabar com a Inglaterra, decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL
=> Bloqueio Continental : Nenhum país da Europa poderia manter relações comerciais com a Inglaterra.
Mas é claro que ele não tinha o direito - nem ia dar certo mesmo - de anunciar:
- AÊ! DECRETEI O BLOQUEIO CONTINENTAL! NINGUÉM MANTÉM RELAÇÕES COMERCIAIS COM A INGLATERRA, VIU?
Porque assim, os outros países europeus falariam:
- Nossa amigo, que legal hein, babaca.
Então o que ele fez, foi primeiro falar com os reis dos outros países, fazer uma "propaganda", anunciando o Bloqueio Continental decretado, as suas propostas, etc. e tal.
Se o rei falasse:
- EU RESPEITO O BLOQUEIO CONTINENTAL
Napoleão Bonaparte apenas diria: "Obrigado, volte sempre"
MAS
Se o rei falasse:
- ESSA IDEIA DE BLOQUEIO CONTINENTAL É UMA BABAQUICE DAS GRANDES. SE FERRE COM ESSE TEU BLOQUEIO E SAIA DO MEU CAMINHO, IRMÃO.
Napoleão Bonaparte iria invadir o tal país e acabar com tudo.

Ele fez isso com todos os países, e então chegou em Portugal:
- Olá caro D. João VI (esse era o príncipe regente de Portugal na época), gostaria de anunciar que decretei recentemente o Bloqueio Continental, que tem como regra não manter relações comerciais com a Inglaterra. Você respeita esse decreto? Caso sua resposta seja negativa, saiba que seu país será invadido pelo meu exército.
E D. João ficou numa enrrascada. Portugal e Inglaterra eram "amigos", e ele não sabia o que fazer. Caso respeitasse o decreto, sua aliança com Inglaterra quebraria, mas se negasse, seu país que já era pequeno e menos desenvolvido, iria por água abaixo com o exército de Napoleão.
Então disse:
- Ora poix poix, poderia ter um tempo para pensar?
Napoleão concedeu o tempo para pensar, e enquanto isso, D. João falou com o rei da Inglaterra, procurando por uma solução. E o rei da Inglaterra disse:
- Ora, friend! Não tens aquela colônia, o Brasil? Então, go to lá!
E D. João, diz:
- ORA POIX POIX! COMO FICARÁ MEU PAÍX? Non temox exército, nem barcox para fugir!
E o rei da Inglaterra:
- Ok, friend! Deixa comigo! Eu te empresto meus barcos e meu exército cuida do teu país, brother!
E lá foi ele.
Depois do tempo pra pensar esgotado, das malas prontas e dos barcos postos, Napoleão disse:
- E então, qual sua resposta?
D. João VI:
- TU QUE SE FERRE COM ESSE BLOQUEIO AÊ! QUERO NEM SABER, PODE DESTRUIR!

E nos últimos minutos, D. João VI, o restante da família real e a corte fugiram para o Brasil.

A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL.

E chegaram, AÊ! QUE BOM HEIN!
Era previsto para que todos chegassem em Lisboa e Rio de Janeiro, mas deu umas tempestades lá durante a viagem e acabaram parando em Salvador (Bahia)
Chegando lá, D. João VI observou e falou:
- Ora poix poix, que paíx maix pobreton, non? Vamox dar uma modernizada no local.

A primeira coisa que ele fez foi decretar a ABERTURA DOS PORTOS

- AH, LAURA! O QUE É ABERTURA DOS PORTOS?
Respostinha-babaquinha: A abertura dos portos dizia que agora o Brasil poderia manter relações comerciais com outros países. Isso benefeciou a Inglaterra e já quebrou o Pacto Colonial.

- COMO ISSO AÊ BENEFICIOU A INGLATERRA? E COMO ASSIM, QUEBRAR O PACTO COLONIAL? O BRASIL JÁ TAVA LIVRE, INDEPENDENTE?
Respostinha-babaquinha: Amigo, a gente não acabou de falar do Bloqueio Continental? Então, vários países da EUROPA aceitaram o Bloqueio Continental para não serem destruídos. Como o Brasil não era da Europa, não tinha perigo, e como agora poderia manter relações comerciais com outros países, poderia também manter com a Inglaterra, que teria um lucro depois do que passara.
E a questão de quebrar o Pacto Colonial: você lembra que o Pacto Colonial dizia que o Brasil só poderia manter relações comerciais com Portugal? Então, como ele já pode menter relações com os outros países, já quebrou o pacto. Não, ele NÃO SE TORNOU INDEPENDENTE. Ainda.

Depois de um tempo, a família real passou de Salvador pro Rio de Janeiro.
Lá aconteceu altas mordenização: o D. João VI instalou o Banco do Brasil, e... bah, um monte de coisa que não são necessárias saber pra prova.
Mas é preciso saber que no Rio de Janeiro seria instalado a sede do Império Português.
Um pouco mais tarde, Napoleão Bonaparte foi derrotado (HÁ! SE FERROU AMIGO) e preso na ilha de Santa Helena.
E mais tarde ainda, o Brasil subiu seu nível de COLÔNIA TOLINHA pra REINO de Portugal.

REVOLUÇÃO LIBERAL: O QUE FOI?
Então, depois da derrota de Napoleão Bonaparte, os portugueses abandonados lá em Portugal (muitos eram burgueses) diziam pro D. João VI:
- Ok, Napoleão foi embora. Agora volta pra cá que a gente precisa de ti, ok?
Eles queriam que o Brasil fechasse seus portos, o Pacto Colonial voltasse, e o Brasil voltasse a ser uma colônia muito bem comportada.
Mas D. João não queria voltar.
E ele recebia 49873973893563487563857637845643876385634653487653486378563874875785789672312434 cartas pedindo por sua volta, (isso foi praticamente a Revolução Liberal), até que D. João VI FICOU DE SACO CHEIO  e voltou. PORÉM
DEIXOU
D. PEDRO I (seu filho)
NO BRASIL
COMO
PRÍNCIPE
REGENTE
HÁ! Toma Burguesia!

Daí quando D. João e a corte chegaram, os burgueses falaram:
- AÊÊÊÊ! ... cadê teu filho?
D. João diz: - Ah, ficou lá no Brasil como príncipe regente.
E os portugueses ficaram tipo:

E então a Revolução Liberal "voltou". D. Pedro, como agora o governante, recebia 38653856345873644577364538756357198748245731497697318478758921752109874213987423019479673675375614056403296501 suplicando por sua volta, muitas com xingamentos e palavras feias, etc. e tal.
E por um lado, os Portugueses diziam: "VOLTA!"
E os Brasileiros, com medo de voltarem a ser colônia, diziam: "FICA!" (é importante apontar a influência de José Bonifácio, que apresentou projetos para o Brasil, coisa e tal, e também suplicava por sua "ficância" - ou seja, queria também que D. Pedro ficasse)
D. Pedro não sabia o que fazer.
Mas um dia, ficou de SACO CHEIO e falou essa frase que meu pai lembra até hoje (nossa, que interessante) e que provavelmente vai estar na prova: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que FICO". Esse foi o Dia do Fico.
E os portugueses ficaram fulos da vida, e continuaram a encher o saco de D. Pedro.
E então ele falou: "Ô! O BRASIL AGORA É INDEPENDENTE, TÁ? VIVA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL! AÊÊÊÊÊÊÊ!"
E então, essa foi a independência do Brasil.

PÓPARAAÍUMPOCO:
A pergunta que eu imagino estar na prova é:

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico" - Como isso ajudou na independência do Brasil?
-AÉ NÉ LAURA, COMO AJUDOU?
Respostinha-babaquinha: Ajudou porque, se D. Pedro voltasse, o Brasil voltaria a ser colônia, e ia ser um trabalho perdido.
Cara eu estou com sede, mas ao mesmo tempo com vontade de comer um mamão.
ESQUEÇAM ESSA MINHA FRASE!
CONTINUANDO...

Com o Brasil agora independente, não teve muuuuitas mudanças
-> a economia continou baseada na agricultura e no modo colonial de produção, como sempre foi
-> a administração ficou com a elite dominante, como sempre foi
-> a escravidão continuou


PRIMEIRO REINADO
Ok, Brasil independente, UHUL!
Dizem por aí que todo país independente tem sua própria constituição, então como o Brasil agora fazia parte desses, lá foi fazer sua Magna Carta.
A Constituição estabeleceu o Poder Moderador (o rei tinha poderes ilimitados, o tornando mais autoritário)

O rei, um tempo depois, parou de ser apoiado.
Ninguém apoiava-o pelo estabelecido Poder Moderador, ridicularizavam-o por estar traindo sua mulher com a Marquesa de Santos, que também interferia nas decisões políticas, e também estava sobre muitos olhares maus por estar ligado à Portugal.
Junto veio a CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR:
-> Queriam transformar o Noderste numa república (foi isso que eu entendi, está errado?)
Além disso, o pessoal ficou com medo que D. Pedro voltasse a ter relações com Portugal depois da morte de D. João, já que era o herdeiro do trono português.

Também aconteceu o assassinato de Libero Badaró, um jornalista, que no Observador Constitucional (era um jornal), escrevia e criticava as relações amorosas de D. Pedro com Maquesa de Santos, e então pensaram que o rei mandara alguém mandar matar o pobre jornalista.
A consequência disso foi a Noite das Garrafadas, ou seja, uma revolta entre liberais brasileiros e monarquistas portugueses.

PERÍODO REGENCIAL
E essa foi a gota d'água
O pessoal realmente NÃO GOSTAVA do seu imperador, e D. Pedro, já de saco cheio de tantas críticas, pegou e disse:
- Então tá, amigos! Se não me querem, tá aí o meu filho: PEDRO DE ALCÂNTARA, que também será conhecido como D. Pedro II. Ele vai governar o Brasil agora. Aproveitem, um beijo.
E todos disseram: "Então tá né, quem é o herdeiro?"
E o cara tinha 5 ANOS.
Claro que ninguém poderia governar um país recém-independente sem conhecimento, com apenas míseros 5 anos de vida!
Então tutores de confiança foram contratados, para ensinar a D. Pedrinho tudo sobre o governo e tal, e também para cuidarem do dinheiro.
E claro, outros regentes para governar o país enquanto Pedrinho ainda não se qualificava completamente, e não estava em idade de governar.

Nesse tempo aí (Período Regencial) também aconteceu umas revoltas pelo Brasil, refletindo seus próprios problemas locais, algumas delas foram aquelas que a gente estudou no trabalho:
Cabanagem, Sabinada, Farroupilha, Balaiada. Patati e Patatá, uhul.

E por aí foi, esse é o fim do conteúdo de História. Espero ter ajudado, e qualquer erro dêem um toque por favor.
EU SUPLICO
Beijos.

Geografia - P1 do SEGUNDO trimestre - A América.

quarta-feira, 1 de junho de 2011
0 comentários
Voooltei! UHUL!
Pois é né, gente? Depois daquela coisa toda de folgas durante uma semana inteira, junta com montanhas inacabáveis de Recuperação (e para os que descobriram a existência do Estudo Publicado agora, eu NÃO POSTO CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO), voltou o inferno novamente : PROVAS.
Enfim, nossa primeira prova é de Geografia, que será amanhã (dia 02/06), falando sobre a América Latina (conteúdo da página 2 até a 13, para os perdidos :3)
Vamos começar :)

Muitas vezes nos confundimos: América Latina e América do Sul -> QUAL A MALDITA DIFERENÇA ENTRE AMBAS?
E também surge a dúvida: O QUE É UMA? O QUE É OUTRA? AI, É TUDO MUITO COMPLICADO PARA A MINHA CABEÇINHA DO TAMANHO DE UMA NOZ (mentira)

Ao invés de escrever um texto gigantesco, como faz a página 4 da apostila 2, prefiro explicar tudo em alguns tópicos e perguntas:

-> As divisões mais comuns feitas em relação à América são as seguintes:
    -> Divisão fisiográfica: os critérios utilizados são mais ligados a parte física, a divisão feita é:
        AMÉRICA DO NORTE (Canadá, Estados Unidos e México - limita com Guatemala e Belize)
        AMÉRICA CENTRAL (limita com México e Colômbia)
        AMÉRICA DO SUL (Limita com Panamá)
    -> Divisão histórico-social-econômica: os critérios utilizados para a divisão são mais ligados a parte histórica (como por exemplo, essa história de colônias, de povoamento e exploração, as quais estudamos em História anteriormente, também a origem das linguagens oficiais utilizadas, etc.). A divisão feita é:
        AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA (países que predominam o inglês e maior desenvolvimentos socioeconôminco - limita com o México)
        AMÉRICA LATINA (países que predominam das linguagens derivadas do latim - daí o nome dessa parte - que no caso são espanhol e português, e que tem menor desenvolvimento - limita com Estados Unidos)
PARA LEMBRAR, PARA A PROVA:
Divisão Fisiográfica = 3 divisões
Divisão-um-monte-de-nome= 2 divisões


(América Latina)

Características Físicas:
#PerguntaResposta:
a) Qual país limita com a América Latina?
- Muitos podem se confundir, afinal, o último país da América Latina , em fronteira com a América Anglo-Saxônica é o México, mas a resposta certa é ESTADOS UNIDOS.

#Tópicos:
* Na região OESTE  encontramos
-muitas altitudes,
    * A origem da formação dessas montanhas não aconteceu há muito tempo, apenas em mais ou menos 65 milhões de anos, por causa de um choque entre Placas Tectônicas. Por isso que nessa região tem tantos vulcões e terremotos.
    * Além disso, o topo delas é bom pontiagudo e essas são muito altas.
    > ACONCÁGUA (Cordilheira dos Andes, Argentina)
- Climas
    > Equatorial
    > Tropical
    > Subtropical


* Na região LESTE encontramos
    > Reservas Minerais
    > Bacias Fluviais
    > Depressões, Planícies, Planaltos, escudos cristalinos, entre outros.
- Tem também os climas Equatorial, Tropical e Subtropical, mas também predominam
    > Desértico
    > Semiárido
    > Mediterrâneo
    > Temperado
    > Frio de montanha
- E também o DESERTO DE ATACAMA

DESERTO DE ATACAMA
É uma região suspensa (alta), onde predomina principalmente a areia e o sal.
Nessa região também, é onde fica a Corrente de Humboldt, que influenciou aliás no surgimento do deserto de Atacama...
- AÊ! ME EXPLICA ISSO! Como a Corrente de Humboldt influenciou na formação do deserto?
Resposta: Bem, a corrente de Humboldt fica no oceano, certo? E a temperatura nessa região é muito baixa, ou seja, muito fria. E o fato é que água fria não evapora (ou tem pouca evaporação), e essa pouca/falsa evaporação causa um ar seco. Esse ar seco vai para o deserto, e então é chamado de AR DESÉRTICO.
A Corrente de Humboldt também está envolvida no EL NIÑO, que acontece em uma época quando a região da Corrente de Humboldt fica mais quente (o Oceano Pacífico sofre um superaquecimento)

(Questões Ambientais)
De acordo com certas pesquisas, a América Latina é a que mais tem situações graves em relação ao meio ambiente.
Mais de 300 milhões de hectares de terra estão sendo degradados, e mesmo que seja uma região com acesso à água, apenas 40% da população tem acesso.
NAS ÁREAS URBANAS...
-> Com um grande e acelerado crescimento das cidades, as pessoas estão acabando ficando sem lugar pra morar e acabam sendo obrigados a optar por moradias em áreas com alto risco ambiental, gerando perda de qualidade de vida da população.
Isso não acontece por uma opção entre muitas outras, e sim por ser exatamente ao contrário (a população acaba ficando sem opções de moradia, e como única aparece morar nessas áreas). Isso se deriva de falta de lugar pra morar, ou também que as moradias que lhes restam são caras, sem condições de pagar; desemprego e salários baixos demais, que contribuem também.
Essas moradias que servem como única opção acabam sendo construídas de forma bem precária, e não contam com a infraestrutura decente (como saneamento básico, por exemplo)
- AH! E COMO A GENTE PODE MELHORAR ISSO? (Pergunta de prova)
Resposta: A alternativa é estabelecer políticas que forneçam a essas pessoas infraestrutura e saneamento básico decente e cuidados com a saúde, ou moradias fora de áreas com risco ambiental.

NAS ÁREAS RURAIS...
-> Os principais problemas são o uso inadequado do solo (usado na agropecuária), pesticidas e fertilizantes químicos que poluem o solo e os lencóis de água subterrânea, rios e ar que prejudicam a saúde humana.

A América Latina é uma área com uma degradação ambiental muito grande (ou seja, há muita perda de biodiversidade e muita poluição, além de outras coisas que prejudicam a saúde humana)
Parte disso é culpa das INDÚSTRIAS. Muitos países desenvolvidos tem instalado indústrias poluentes, e bem, isso acaba causando o que eu falei anteriormente.
Os países desenvolvidos são os que mais poluem.

PÁGINAS 12 E 13 (EXERCÍCIOS)
02) Resposta: No oeste temos altitudes elevadas por ter origem geológica recente, já no leste temos relevos mais moderados, bastante antigos e desgastados
03) Resposta: São planaltos de altitude elevada, porém com vales, e alguns deles são ocupados pelo ser humano, por causa do clima e solo favoráveis e ao relevo plano.


Espero ter ajudado.
No dia 02/06 eu posto o conteúdo de História, fiquem ligados!
Beijos.