Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

P1 DE ARTES (12/08) MEMOREX

quinta-feira, 11 de agosto de 2011
0 comentários
1) Caracterize a arte nos períodos do Paleolítico e Neolítico:
Resposta: A arte no paleolítico era feita em cavernas e rochas usando materiais como argila, carvão, etc. E representavam o período de caça, os animais entre outros. Já o Neolítico é algo quase abstrato.

2) Nome da obra que representa a fertilidade feminina e a importância da mulher na pré-história:
Resposta: A obra chama-se VÊNUS DE WILLENDORF, que tem importância por ser a primeira musa da história.

3) Significado da palavra FAUVISMO/FOVISMO:
Resposta: O Fauvismo/Fovismo é retratar animais ou feras nas obras em cores fora da realidade (por exemplo, desenhar um lobo e pintá-lo de verde, sabendo que no planeta Terra não existem lobos de cor verde natural).

4) Com a invenção da fotografia (1825) a Arte tem outros objetivos, que modificaram a forma de se expressar da sociedade. Escreva sobre as novas tendências da arte:
Resposta: Ela ficou cada vez mais expressiva, chegando ao ponto de abstração.

5) Quem foi o principal artista do fauvismo/fovismo?
Resposta: Henrie Matisse.

6) Técnica de animação que usa desenhos em repetição, dando a ilusão de movimento:
Resposta: STOP MOTION

7) Como surgiu o Rock e suas influências na sociedade atual?
Resposta: O rock é uma mistura de blues, country e jazz, criado na década de 1950. É influenciável na moda, música, jeiro de ser e esqueci tudo caralho etc.

8) Comente a respeito de uma banda, grupo ou cantor que você mais gosta:
Resposta: PESSOAL.

9) Há forma de compor diferentes maneiras de Arte (pintura, desenho, fotografia, vídeo). Quais categorias técnicas podemos aplicar na construção de imagens?
Resposta: Clareza, Simplicidade, Exageração, Complexidade, Coerência, Incoerência, Arredondamento, Transperência Sensorial, Transparência física, Minimalidade, Profusão, Sequencialidade, Opacidade, Ambiguidade, Redundância, Espontaneidade, Aleatoriedade, Fragmentação, Profundidade, Distorção, Sobreposição, Sutileza, Difusidade, Ajuste óptico, Superficialidade e Ruído Visual

Inglês - P3 do SEGUNDO trimestre - Acrônimos, Pirate Vocabulary, Simple Past, Past Progressive e WH Questions (ufa!).

quarta-feira, 3 de agosto de 2011
0 comentários
Pois é galerinha (que expressão gozada, hahaha), depois de um JIG maravilhoso (VALEU, FORMIGAS!) e de férias nem um pouco proveitosas pra mim, as aulas voltaram, tragicamente falando, e estamos atolados de provas!
Hoje (dia 03/08) tivemos a prova de Português, em que não coloquei o conteúdo porque... ah, sério, interpretação textual, isso não é conteúdo!
E agora teremos a prova de Inglês, em que temos bastante conteúdo para compensar, então o certo a fazer agora é ESTUDAR!
Vamos começar falando nos



ACRÔNIMOS



Você provavelmente deve escrever na internet com algumas palavras tragicamente não seguindo o português correto (desculpem por comentar), algumas abreviações e coisas do tipo. Ou pelo menos já viu coisas do gênero enquanto navegava, certo?
E provavelmente deve saber da existência do
VC = Você
PQ = Por que, Porque, Por quê, Porquê
PF = Por favor
TD = Tudo
TB = Também / Tudo bom (alguém me explica qual dos dois é pra ser por favor?)
E tal.
O nome dessa linguagem, de "Oi, td bem com vc?", em inglês, se chama NETLINGO (na tradução, Linguagem de Internet).
E a nossa apostila (de alguma forma absurdamente imbecil) está nos ensinando esse mundo lá nos povos que... hablan inglês, e nos apresentando alguns acrônimos (s. m. Palavra formada das primeiras letras ou sílabas de outras palavras: EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo)) e seus significados, claro, em inglês.
E o professor Julian, não sei ainda por quê, está nos pedindo para estudá-los, que irá cair na prova.
O negócio dos acrônimos na prova do Julian é uma questão mais ou menos assim:

ACRONYM: _______________
ACRONYM: _______________
ACRONYM: _______________
ACRONYM: _______________
Ou seja, são de 4 a 6 acrônimos que vamos ter que saber.
Normalmente temos uns probleminhas com esses, pois estudamos (ou não) os mais fáceis, do tipo OMG, IAT, LY e outros, mas não coisas do tipo XOXO, BRB, ZZZ etc. 
Então nesse post, eu vou colocar os 10 que eu acho que podem cair, confiram:
  • 2day = Today = Hoje
  • 4ever = Forever = Pra sempre
  • 4U = For You = Pra você
  • B/C, BCZ, BCOZ, CUZ = Because/Cause = Porque
  • BRB = Barbie Be Right Back = Esteja de volta, uma coisa assim.
  • B4 = Before = Antes
  • BB = Bye-Bye! = Tchau-Tchau!
  • BFF = Best Friends Forever = Melhores Amigos(as) para sempre!
  • C = See = Ver
  • E123 = Easy as 1, 2, 3 = Fácil como 1 2 3
  • FDS = Friends (Não, não é Fim de Semana) = Amigos
  • GF = Girlfriend = Namorada
  • J/C = Just Chilling 
  • K = OK = Ah, você sabe o que é, não precisa eu traduzir, valeu?
  • LY = Love you! = Te amo!
  • MSG = Message = Mensagem
  • N2M = Not Too Much = Nada demais
  • OMG = Oh, my God! = Ai, meu Deus!
  • RU? = Are you? = Depende do contexto
  • IAT = I am Tired = Eu estou entediada
Não foram só 10 MÃS, fazer o que, né?
E agora vamos trabalhar com 

PIRATE VOCABULARY
Na página 17 da Apostila 2, está o desenho de um pirata e certas características de pirata, e todos da sala (exceto o novato David, é assim que se escreve, certo?) tem alguns nomes ao lado.
Sem olhar para os nomes, o que dá pra identificar no desenho? Vamos ao vocabulário dos piratas (não é coisa como "Hey, Marujo!" ou "ÓÃR")
  • Map = Mapa
  • Pirate = Pirata
  • Gold = Ouro
  • Treasure = Tesouro
  • Sea = Mar
  • Flag = Bandeira
  • River = Rio
  • Volcano = Vulcão
  • Sword = Espada
  • Water = Água
  • Guns N'Roses = Armas
  • Sand = Areia
  • Ocean = Oceano
  • Bones = Ossos
  • Ship = Navio
E acabou. 
Agora, o próximo passo, DE NOVO é o 

SIMPLE PAST
O que é o DID?

O DID é um verbo auxiliar usado nas frases NEGATIVAS e INTERROGATIVAS que se referem ao PASSADO.
Mas quando o DID for utilizado, o verbo fica na forma infinitiva. 
- HEY! O QUE É FORMA INFINITIVA?
Resposta: Ex- Ele ficou doente. O verbo aí é FICOU, que vem do verbo FICAR. Ficar é o verbo na forma infinitiva. Outro EX em inglês - He played handball. O verbo aí é PLAYED, que vem do verbo PLAY. Play é o verbo na forma infinitiva.
Se a frase for afirmativa, o verbo ficará na forma do passado e o DID não será usado. 

- Espera aí, Laura! Vai com calma! O que é esse DID?
Resposta: Agora, nós estamos aprendendo sobre o que?

- Simple Past.
Resposta: Sim, e isso significa...?

- Como...colocar...asfrasesno...pa...ssado?
Resposta: Exato. Então vamos lá, dar um exemplo em Português:
  • Eu não brinco de bola
Como ficaria em Português?
  • I don't play ball
Isso, exato. Agora, como vamos colocar "eu brinco de bola" no passado/pretérito?
  • Eu não brinquei de bola
Isso. E agora? Como vamos colocar "I don't Play Ball" no passado e no interrogativo?
  • I Didn't play ball
  • Did I play ball?
Isso meeeeeeesmo!
- Espere, e se a frase for afirmativa? Como "I play ball"?
Resposta: É exatamente o que eu vou explicar agora. 
É REGRA não usar o "DID" quando as frases forem afirmativos. Então teremos que usar o ED,.
- Espera, o que é o ED?
Resposta: vou explicar agora. 
Em Português, se eu colocar "Eu brinco de bola" no passado afirmativo fica
  • Eu brinquEI de bola
Isso. 
E como fica "I play ball"?
  • I played ball
- Aaai que legal! Então é fácil, só adicionar ED no final das palavras, né?
Resposta: Não. Quer dizer, sim. Mais ou menos. Depende. Tem umas regrinhas para colocar o ED no final das palavras:
1) Quando o verbo termina em consoante+y
EX: Study
- Tira-se o Y e coloca ED
EX: Studied

2) Quando o verbo termina em vogal+y
EX: Play
- Apenas adicionar o ED
EX: Played

3) Quando o verbo termina com a letra E
EX: Love
- Apenas adicionar o D
EX: Loved

4) Quando terminado em CVC (consoante+vogal+consoante)
Ex:Plan
- Dobra-se a última letra e adiciona ED
EX: Planned


PAST PROGRESSIVE
Ok, aprendemos sobre o Simple Past, O QUE BOM HEIN.
Mas agora, como eu vou falar uma frase por exemplo "Eu estava CaminhANDO na praia"?
Pra fazer isso vamos usar o PAST PROGRESSIVE:
E COMO FUNCIONA?

Bem, primeiro, temos que aprender (na real, REaprender) as regrinhas do ING:

REGRA DO ING

Sabe ás vezes, quando você está na praia caminhANDO, e nota que tem pessoas lENDO, e também pessoas comprANDO picolé, e os adultos nadANDO no mar e as criançinhas se afogANDO?

Pois é, esse ANDO e ENDO, no Inglês é o ING.
Por exemplo, se fly é voar, flyING é voando! Veja:
  • Fly (Voar)= Flying (Voando)
  • Speak (Falar)= Speaking (Falando)
  • Work (Trabalhar)= Working(trabalhando)
  • Draw (Desenhar)= Drawing(Desenhando)
MAS TEM UMA REGRA IMPORTANTE: Em palavras que terminam em E, deleta-se o E e coloca o ING - MAS em palavras que terminam com Y NÃO SE DELETA. Obrigada.
  Ok, já aprendemos a regrinha ridícula do ING. Que tal?
Agora a única coisa que precisamos saber é como pegar o "ING" e o "Simple Past", misturar os dois e fazer o PAST PROGRESSIVE.
 Bom já vimos que no Present Progressive, uma estrutura seria basicamente...
EXEMPLO AFIRMATIVO: I am playing ball (Eu estou jogando bola)
A estrutura é: Sujeito + Verbo TO BE + Verbo com ING adicionado + Complemento

EXEMPLO NEGATIVO: He isn't playing ball (Ele não está jogando bola)
A estrutura é: Sujeito + Verbo TO BE negativo + Verbo com ING adicionado + Complemento

EXEMPLO INTERROGATIVO: Are you playing ball? (Você está jogando bola?)
A estrutura é: Verbo TO BE (negativo ou não) + Sujeito + Verbo com ING adicionado + Complemento

Ok, e como convertemos isso para o PASSADO?

É o seguinte: Agora, o VERBO TO BE não será mais "Are/aren't", "Is/isn't" e "Am/am not". Serão apenas 2: "WAS/WASN'T" e "WERE/WEREN'T"
E as mudanças serão:

I           -> WAS/WASN'T
YOU   -> WERE/WEREN'T
HE       -> WAS/WASN'T
SHE    -> WAS/WASN'T
IT        -> WAS/WASN'T
WE     -> WERE/WEREN'T
YOU   -> WERE/WEREN'T
THEY -> WERE/WEREN'T

E é isso. Beijos, boa prova.

-CALMA! COMO ASSIM "E É ISSO"? EXPLICAÊ
Resposta:
A única mudança do Present Progressive para o Passado é essa:
Agora é
EXEMPLO AFIRMATIVO: I am playing ball (Eu estou jogando bola)
NO PASSADO: I was playing ball

EXEMPLO NEGATIVO: He isn't playing ball (Ele não está jogando bola)
NO PASSADO: He wasn't playing ball

EXEMPLO INTERROGATIVO: Are you playing ball? (Você está jogando bola?)
NO PASSADO: WERE YOU PLAYING BALL?

Mas CUIDADO NO INTERROGATIVO: Se você quiser colocar uma WH na frase, ela vem antes que o verbo TO BE no passado:
Exemplo: What were you playing?


WH-QUESTIONS

Existem  WH-Questions, e elas são:
When = Quando. EXEMPLO: When was you Birthday? (Quando foi seu aniversário?)
Where = Onde. EXEMPLO: Where you was yesterday? (Onde você estava ontem?)
What = O que. EXEMPLO: What are you doing? (O que você está fazendo?)
Why = Por que. EXEMPLO: Why you were there? (Por que você foi lá?)
Who = Quem. EXEMPLO: Who is with you? (Quem está com você?)
HAHAHA. Acabou.
Um beijo e um queijo, até mais.
Boa sorte amanhã!
Laura Schmitz