Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

Geografia - P1 do SEGUNDO trimestre - A América.

quarta-feira, 1 de junho de 2011
Voooltei! UHUL!
Pois é né, gente? Depois daquela coisa toda de folgas durante uma semana inteira, junta com montanhas inacabáveis de Recuperação (e para os que descobriram a existência do Estudo Publicado agora, eu NÃO POSTO CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO), voltou o inferno novamente : PROVAS.
Enfim, nossa primeira prova é de Geografia, que será amanhã (dia 02/06), falando sobre a América Latina (conteúdo da página 2 até a 13, para os perdidos :3)
Vamos começar :)

Muitas vezes nos confundimos: América Latina e América do Sul -> QUAL A MALDITA DIFERENÇA ENTRE AMBAS?
E também surge a dúvida: O QUE É UMA? O QUE É OUTRA? AI, É TUDO MUITO COMPLICADO PARA A MINHA CABEÇINHA DO TAMANHO DE UMA NOZ (mentira)

Ao invés de escrever um texto gigantesco, como faz a página 4 da apostila 2, prefiro explicar tudo em alguns tópicos e perguntas:

-> As divisões mais comuns feitas em relação à América são as seguintes:
    -> Divisão fisiográfica: os critérios utilizados são mais ligados a parte física, a divisão feita é:
        AMÉRICA DO NORTE (Canadá, Estados Unidos e México - limita com Guatemala e Belize)
        AMÉRICA CENTRAL (limita com México e Colômbia)
        AMÉRICA DO SUL (Limita com Panamá)
    -> Divisão histórico-social-econômica: os critérios utilizados para a divisão são mais ligados a parte histórica (como por exemplo, essa história de colônias, de povoamento e exploração, as quais estudamos em História anteriormente, também a origem das linguagens oficiais utilizadas, etc.). A divisão feita é:
        AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA (países que predominam o inglês e maior desenvolvimentos socioeconôminco - limita com o México)
        AMÉRICA LATINA (países que predominam das linguagens derivadas do latim - daí o nome dessa parte - que no caso são espanhol e português, e que tem menor desenvolvimento - limita com Estados Unidos)
PARA LEMBRAR, PARA A PROVA:
Divisão Fisiográfica = 3 divisões
Divisão-um-monte-de-nome= 2 divisões


(América Latina)

Características Físicas:
#PerguntaResposta:
a) Qual país limita com a América Latina?
- Muitos podem se confundir, afinal, o último país da América Latina , em fronteira com a América Anglo-Saxônica é o México, mas a resposta certa é ESTADOS UNIDOS.

#Tópicos:
* Na região OESTE  encontramos
-muitas altitudes,
    * A origem da formação dessas montanhas não aconteceu há muito tempo, apenas em mais ou menos 65 milhões de anos, por causa de um choque entre Placas Tectônicas. Por isso que nessa região tem tantos vulcões e terremotos.
    * Além disso, o topo delas é bom pontiagudo e essas são muito altas.
    > ACONCÁGUA (Cordilheira dos Andes, Argentina)
- Climas
    > Equatorial
    > Tropical
    > Subtropical


* Na região LESTE encontramos
    > Reservas Minerais
    > Bacias Fluviais
    > Depressões, Planícies, Planaltos, escudos cristalinos, entre outros.
- Tem também os climas Equatorial, Tropical e Subtropical, mas também predominam
    > Desértico
    > Semiárido
    > Mediterrâneo
    > Temperado
    > Frio de montanha
- E também o DESERTO DE ATACAMA

DESERTO DE ATACAMA
É uma região suspensa (alta), onde predomina principalmente a areia e o sal.
Nessa região também, é onde fica a Corrente de Humboldt, que influenciou aliás no surgimento do deserto de Atacama...
- AÊ! ME EXPLICA ISSO! Como a Corrente de Humboldt influenciou na formação do deserto?
Resposta: Bem, a corrente de Humboldt fica no oceano, certo? E a temperatura nessa região é muito baixa, ou seja, muito fria. E o fato é que água fria não evapora (ou tem pouca evaporação), e essa pouca/falsa evaporação causa um ar seco. Esse ar seco vai para o deserto, e então é chamado de AR DESÉRTICO.
A Corrente de Humboldt também está envolvida no EL NIÑO, que acontece em uma época quando a região da Corrente de Humboldt fica mais quente (o Oceano Pacífico sofre um superaquecimento)

(Questões Ambientais)
De acordo com certas pesquisas, a América Latina é a que mais tem situações graves em relação ao meio ambiente.
Mais de 300 milhões de hectares de terra estão sendo degradados, e mesmo que seja uma região com acesso à água, apenas 40% da população tem acesso.
NAS ÁREAS URBANAS...
-> Com um grande e acelerado crescimento das cidades, as pessoas estão acabando ficando sem lugar pra morar e acabam sendo obrigados a optar por moradias em áreas com alto risco ambiental, gerando perda de qualidade de vida da população.
Isso não acontece por uma opção entre muitas outras, e sim por ser exatamente ao contrário (a população acaba ficando sem opções de moradia, e como única aparece morar nessas áreas). Isso se deriva de falta de lugar pra morar, ou também que as moradias que lhes restam são caras, sem condições de pagar; desemprego e salários baixos demais, que contribuem também.
Essas moradias que servem como única opção acabam sendo construídas de forma bem precária, e não contam com a infraestrutura decente (como saneamento básico, por exemplo)
- AH! E COMO A GENTE PODE MELHORAR ISSO? (Pergunta de prova)
Resposta: A alternativa é estabelecer políticas que forneçam a essas pessoas infraestrutura e saneamento básico decente e cuidados com a saúde, ou moradias fora de áreas com risco ambiental.

NAS ÁREAS RURAIS...
-> Os principais problemas são o uso inadequado do solo (usado na agropecuária), pesticidas e fertilizantes químicos que poluem o solo e os lencóis de água subterrânea, rios e ar que prejudicam a saúde humana.

A América Latina é uma área com uma degradação ambiental muito grande (ou seja, há muita perda de biodiversidade e muita poluição, além de outras coisas que prejudicam a saúde humana)
Parte disso é culpa das INDÚSTRIAS. Muitos países desenvolvidos tem instalado indústrias poluentes, e bem, isso acaba causando o que eu falei anteriormente.
Os países desenvolvidos são os que mais poluem.

PÁGINAS 12 E 13 (EXERCÍCIOS)
02) Resposta: No oeste temos altitudes elevadas por ter origem geológica recente, já no leste temos relevos mais moderados, bastante antigos e desgastados
03) Resposta: São planaltos de altitude elevada, porém com vales, e alguns deles são ocupados pelo ser humano, por causa do clima e solo favoráveis e ao relevo plano.


Espero ter ajudado.
No dia 02/06 eu posto o conteúdo de História, fiquem ligados!
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário