Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

História - P1 do SEGUNDO trimestre - O Império Brasileiro (Parte 1)

quinta-feira, 2 de junho de 2011
E então, como foram na prova de Geografia?
Eu lamento por ter errado várias coisas ao postar o conteúdo, acabei confundindo umas coisas e coloquei um monte de coisa errada. Me perdoem, sério.
O problema é que agora que meu Google Chrome deu pau, tenho que usar o Mozilla Firefox, só que como todos sabem que minha internet é SUPER RÁPIDA, fica travando tudo, e isso é um SACO.
E quando eu vou escrever o conteúdo, fica travando e eu me irrito.
Então o que eu faço é escrever tudo num minúsculo e quadrado bloco de notas, e acabo me confundindo e escrevendo babaquices.
Por isso eu recomendo não estudar apenas pelo meu blog.
Se eu escrever alguma coisa de errada nesse post, me avisem, para eu corrigir, ok?
ENTÃO, Vamos ao conteúdo de História, prova nessa SEXTA-FEIRA (02/06), MATÉRIA: CAPÍTULO 4 DA APOSTILA 1 (para os perdidos)

O IMPÉRIO BRASILEIRO

Tudo começou com Napoleão Bonaparte, que, desejoso de acabar com a Inglaterra, decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL
=> Bloqueio Continental : Nenhum país da Europa poderia manter relações comerciais com a Inglaterra.
Mas é claro que ele não tinha o direito - nem ia dar certo mesmo - de anunciar:
- AÊ! DECRETEI O BLOQUEIO CONTINENTAL! NINGUÉM MANTÉM RELAÇÕES COMERCIAIS COM A INGLATERRA, VIU?
Porque assim, os outros países europeus falariam:
- Nossa amigo, que legal hein, babaca.
Então o que ele fez, foi primeiro falar com os reis dos outros países, fazer uma "propaganda", anunciando o Bloqueio Continental decretado, as suas propostas, etc. e tal.
Se o rei falasse:
- EU RESPEITO O BLOQUEIO CONTINENTAL
Napoleão Bonaparte apenas diria: "Obrigado, volte sempre"
MAS
Se o rei falasse:
- ESSA IDEIA DE BLOQUEIO CONTINENTAL É UMA BABAQUICE DAS GRANDES. SE FERRE COM ESSE TEU BLOQUEIO E SAIA DO MEU CAMINHO, IRMÃO.
Napoleão Bonaparte iria invadir o tal país e acabar com tudo.

Ele fez isso com todos os países, e então chegou em Portugal:
- Olá caro D. João VI (esse era o príncipe regente de Portugal na época), gostaria de anunciar que decretei recentemente o Bloqueio Continental, que tem como regra não manter relações comerciais com a Inglaterra. Você respeita esse decreto? Caso sua resposta seja negativa, saiba que seu país será invadido pelo meu exército.
E D. João ficou numa enrrascada. Portugal e Inglaterra eram "amigos", e ele não sabia o que fazer. Caso respeitasse o decreto, sua aliança com Inglaterra quebraria, mas se negasse, seu país que já era pequeno e menos desenvolvido, iria por água abaixo com o exército de Napoleão.
Então disse:
- Ora poix poix, poderia ter um tempo para pensar?
Napoleão concedeu o tempo para pensar, e enquanto isso, D. João falou com o rei da Inglaterra, procurando por uma solução. E o rei da Inglaterra disse:
- Ora, friend! Não tens aquela colônia, o Brasil? Então, go to lá!
E D. João, diz:
- ORA POIX POIX! COMO FICARÁ MEU PAÍX? Non temox exército, nem barcox para fugir!
E o rei da Inglaterra:
- Ok, friend! Deixa comigo! Eu te empresto meus barcos e meu exército cuida do teu país, brother!
E lá foi ele.
Depois do tempo pra pensar esgotado, das malas prontas e dos barcos postos, Napoleão disse:
- E então, qual sua resposta?
D. João VI:
- TU QUE SE FERRE COM ESSE BLOQUEIO AÊ! QUERO NEM SABER, PODE DESTRUIR!

E nos últimos minutos, D. João VI, o restante da família real e a corte fugiram para o Brasil.

A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL.

E chegaram, AÊ! QUE BOM HEIN!
Era previsto para que todos chegassem em Lisboa e Rio de Janeiro, mas deu umas tempestades lá durante a viagem e acabaram parando em Salvador (Bahia)
Chegando lá, D. João VI observou e falou:
- Ora poix poix, que paíx maix pobreton, non? Vamox dar uma modernizada no local.

A primeira coisa que ele fez foi decretar a ABERTURA DOS PORTOS

- AH, LAURA! O QUE É ABERTURA DOS PORTOS?
Respostinha-babaquinha: A abertura dos portos dizia que agora o Brasil poderia manter relações comerciais com outros países. Isso benefeciou a Inglaterra e já quebrou o Pacto Colonial.

- COMO ISSO AÊ BENEFICIOU A INGLATERRA? E COMO ASSIM, QUEBRAR O PACTO COLONIAL? O BRASIL JÁ TAVA LIVRE, INDEPENDENTE?
Respostinha-babaquinha: Amigo, a gente não acabou de falar do Bloqueio Continental? Então, vários países da EUROPA aceitaram o Bloqueio Continental para não serem destruídos. Como o Brasil não era da Europa, não tinha perigo, e como agora poderia manter relações comerciais com outros países, poderia também manter com a Inglaterra, que teria um lucro depois do que passara.
E a questão de quebrar o Pacto Colonial: você lembra que o Pacto Colonial dizia que o Brasil só poderia manter relações comerciais com Portugal? Então, como ele já pode menter relações com os outros países, já quebrou o pacto. Não, ele NÃO SE TORNOU INDEPENDENTE. Ainda.

Depois de um tempo, a família real passou de Salvador pro Rio de Janeiro.
Lá aconteceu altas mordenização: o D. João VI instalou o Banco do Brasil, e... bah, um monte de coisa que não são necessárias saber pra prova.
Mas é preciso saber que no Rio de Janeiro seria instalado a sede do Império Português.
Um pouco mais tarde, Napoleão Bonaparte foi derrotado (HÁ! SE FERROU AMIGO) e preso na ilha de Santa Helena.
E mais tarde ainda, o Brasil subiu seu nível de COLÔNIA TOLINHA pra REINO de Portugal.

REVOLUÇÃO LIBERAL: O QUE FOI?
Então, depois da derrota de Napoleão Bonaparte, os portugueses abandonados lá em Portugal (muitos eram burgueses) diziam pro D. João VI:
- Ok, Napoleão foi embora. Agora volta pra cá que a gente precisa de ti, ok?
Eles queriam que o Brasil fechasse seus portos, o Pacto Colonial voltasse, e o Brasil voltasse a ser uma colônia muito bem comportada.
Mas D. João não queria voltar.
E ele recebia 49873973893563487563857637845643876385634653487653486378563874875785789672312434 cartas pedindo por sua volta, (isso foi praticamente a Revolução Liberal), até que D. João VI FICOU DE SACO CHEIO  e voltou. PORÉM
DEIXOU
D. PEDRO I (seu filho)
NO BRASIL
COMO
PRÍNCIPE
REGENTE
HÁ! Toma Burguesia!

Daí quando D. João e a corte chegaram, os burgueses falaram:
- AÊÊÊÊ! ... cadê teu filho?
D. João diz: - Ah, ficou lá no Brasil como príncipe regente.
E os portugueses ficaram tipo:

E então a Revolução Liberal "voltou". D. Pedro, como agora o governante, recebia 38653856345873644577364538756357198748245731497697318478758921752109874213987423019479673675375614056403296501 suplicando por sua volta, muitas com xingamentos e palavras feias, etc. e tal.
E por um lado, os Portugueses diziam: "VOLTA!"
E os Brasileiros, com medo de voltarem a ser colônia, diziam: "FICA!" (é importante apontar a influência de José Bonifácio, que apresentou projetos para o Brasil, coisa e tal, e também suplicava por sua "ficância" - ou seja, queria também que D. Pedro ficasse)
D. Pedro não sabia o que fazer.
Mas um dia, ficou de SACO CHEIO e falou essa frase que meu pai lembra até hoje (nossa, que interessante) e que provavelmente vai estar na prova: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que FICO". Esse foi o Dia do Fico.
E os portugueses ficaram fulos da vida, e continuaram a encher o saco de D. Pedro.
E então ele falou: "Ô! O BRASIL AGORA É INDEPENDENTE, TÁ? VIVA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL! AÊÊÊÊÊÊÊ!"
E então, essa foi a independência do Brasil.

PÓPARAAÍUMPOCO:
A pergunta que eu imagino estar na prova é:

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico" - Como isso ajudou na independência do Brasil?
-AÉ NÉ LAURA, COMO AJUDOU?
Respostinha-babaquinha: Ajudou porque, se D. Pedro voltasse, o Brasil voltaria a ser colônia, e ia ser um trabalho perdido.
Cara eu estou com sede, mas ao mesmo tempo com vontade de comer um mamão.
ESQUEÇAM ESSA MINHA FRASE!
CONTINUANDO...

Com o Brasil agora independente, não teve muuuuitas mudanças
-> a economia continou baseada na agricultura e no modo colonial de produção, como sempre foi
-> a administração ficou com a elite dominante, como sempre foi
-> a escravidão continuou


PRIMEIRO REINADO
Ok, Brasil independente, UHUL!
Dizem por aí que todo país independente tem sua própria constituição, então como o Brasil agora fazia parte desses, lá foi fazer sua Magna Carta.
A Constituição estabeleceu o Poder Moderador (o rei tinha poderes ilimitados, o tornando mais autoritário)

O rei, um tempo depois, parou de ser apoiado.
Ninguém apoiava-o pelo estabelecido Poder Moderador, ridicularizavam-o por estar traindo sua mulher com a Marquesa de Santos, que também interferia nas decisões políticas, e também estava sobre muitos olhares maus por estar ligado à Portugal.
Junto veio a CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR:
-> Queriam transformar o Noderste numa república (foi isso que eu entendi, está errado?)
Além disso, o pessoal ficou com medo que D. Pedro voltasse a ter relações com Portugal depois da morte de D. João, já que era o herdeiro do trono português.

Também aconteceu o assassinato de Libero Badaró, um jornalista, que no Observador Constitucional (era um jornal), escrevia e criticava as relações amorosas de D. Pedro com Maquesa de Santos, e então pensaram que o rei mandara alguém mandar matar o pobre jornalista.
A consequência disso foi a Noite das Garrafadas, ou seja, uma revolta entre liberais brasileiros e monarquistas portugueses.

PERÍODO REGENCIAL
E essa foi a gota d'água
O pessoal realmente NÃO GOSTAVA do seu imperador, e D. Pedro, já de saco cheio de tantas críticas, pegou e disse:
- Então tá, amigos! Se não me querem, tá aí o meu filho: PEDRO DE ALCÂNTARA, que também será conhecido como D. Pedro II. Ele vai governar o Brasil agora. Aproveitem, um beijo.
E todos disseram: "Então tá né, quem é o herdeiro?"
E o cara tinha 5 ANOS.
Claro que ninguém poderia governar um país recém-independente sem conhecimento, com apenas míseros 5 anos de vida!
Então tutores de confiança foram contratados, para ensinar a D. Pedrinho tudo sobre o governo e tal, e também para cuidarem do dinheiro.
E claro, outros regentes para governar o país enquanto Pedrinho ainda não se qualificava completamente, e não estava em idade de governar.

Nesse tempo aí (Período Regencial) também aconteceu umas revoltas pelo Brasil, refletindo seus próprios problemas locais, algumas delas foram aquelas que a gente estudou no trabalho:
Cabanagem, Sabinada, Farroupilha, Balaiada. Patati e Patatá, uhul.

E por aí foi, esse é o fim do conteúdo de História. Espero ter ajudado, e qualquer erro dêem um toque por favor.
EU SUPLICO
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário