Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

História- 2a prova: Uns instrumentos árabes

quinta-feira, 8 de abril de 2010
UMA BÚSSOLA "COLHER" ANTIGA
Favor, não colocar a palavra COLHER na prova. Pois está errado.









BÚSSOLA MODERNA


















ASTROLÁBIO

















Esses instrumentos foram fundidos pelos árabes.
Durante o período da expansão islâmica, o contato de diferentes grupos sociais possibilitou o desenvolvimento de novos conhecimentos, dos quais foram transmitidos aos povos conquistados.
Assim como a bussola e o astrolabio, os arabes também aperfeiçoaram e introduziram no comércio o álcool, a pólvora e o sistema de numeração (números arábicos) utilizado até hoje.
Eles também estudaram e realizaram vários progressos na Matemática, Física, Química, Astronomia, Filosofia entre outras e obtiveram sucesso nessas áreas.
MEDICINA FOI A CIÊNCIA QUE ELES MAIS DESENVOLVERAM.

As artes também foram um papel muito importante na vida dos árabes.
A música floresceu em Al Andaluz e foi enriquecida com a incorporação de novos instrumentos musicais como alaúdes, flautas e oboés.
Estes povos traduziam diversas obras como os escritos de Aristóteles, com o objetivo de desenvolverem estudos sobre o que aprendiam. E para que isso acontecesse, as pessoas teriam que ter acesso aos livros...
E agora é importante prestar atenção:

Os muçulmanos desenvolveram na Espanha uma indústria que fabricava Jatabi (uma espécie de papel fininho) e que tornava a escrita mais fácil de ser copiada. E como valorizavam muito a leitura, os muçulmanos começaram a fundar um monte de bibliotecas. Algumas delas foram Biblioteca de Córdoba (possuia 400 mil livros em árabe, grego e latim), Casa da Sabedoria em Bagdá (no século IX [século 9]) e a Casa da Cultura no Cairo (no século XI[século 11]).
Essas bibliotecas eram contruídas perto das MESQUITAS e possuíam salas para leitura, jogos de xadrez e debates. Tradutores, copistas e mulheres trabalhavam nessas bibliotecas.


A educação das crianças
De acordo com a tradição muçulmana, as criançás ficavam em casa sob os cuidados das mães e avós, que lhe ensinavam boas maneiras, orações e os princípios do Alcorão.
Aos 7 anos elas iriam para a escola. As escolas eram separadas entre meninos e meninas, pois os muçulmanos não permitiam escolas mistas (que droga!). A Península Ibérica não fugiu dessa regra.
Nas escolas, os pequeninos estudavam o Alcorão, história do Islã (como estamos aprendendo agora), Poesia, Gramática, Aritmética e caligrafia.
Quando eles voltavam pra casa, faziam orações e depois brincavam com bonecos, bolas ou pequenos animais inúteis de barro.
Pergunta Idiota: Depois da escola eles não tomavam banho????

Nenhum comentário:

Postar um comentário