Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

P1 de Ciências - 3o trimestre - Cnidários

segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Olá! Agora, encerrando o assunto da última P1 de Ciências do ano... ok, isso não teve muito sentido... mas tudo bem. É muito importante prestar atenção na parte dos Cnidários, para não se confundir com nada!

Cnidários
Características:
  1. São animais de organismo simples
  2. São eucariontes
  3. São pluricelulares
  4. São heterótrofos
  5. Possuem o corpo mole e gelatinoso
  6. São exclusivamente aquáticos
  7. Apresentam células urticantes
  8. São famosos por causar muitas queimaduras
Exemplos de seres Cnidários:
  • Água-viva
  • Anêmona
  • Corais
Não há nos cnidários...
  1. Sistema Respiratório
  2. Sistema excretor
  3. Sistema circulatório
  • A respiração é cutânea
  • A excreção é cutânea ou pela boca
Corpo:
  • Revestimento interno: células musculares
  • Revestimento externo: células musculares e urticantes
Formas:
  • O indivíduo adulto se apresenta normalmente em Pólipos ou Medusas
  • Medusas = água-viva
Classificação dos Cnidários:
  1. Hydrozoa: maioria pólipos
  2. Scyphozoa: maioria medusas
  3. Anthozoa: exclusivamente pólipos
HIDROZOÁRIOS:
- São representados pelas hidras e caravelas
  • HIDRAS: Corpo em forma de pólipo e vivem em água doce (de preferência águas frias e limpas)
  • CARAVELAS: Colônias formadas principalmente por vários pólipos
CIFOZOÁRIOS:
- São representados pelas medusas 

ANTOZOÁRIOS:
- São representados pelas anêmonas-do-mar e pelos corais

CORAIS
  • Organizam-se em colônias de pequenos pólipos que fabricam um exoesqueleto ou esqueleto externo calcário.
Principal Célula
  • Cnidoblastos: célula urticante que predomina nos tentáculos.
Funções:
  1. Ataque
  2. Defesa
  3. Fixação
  4. Captura de alimentos
Reprodução:
  • Assexuada
  • Sexuada
ESTROBILIZAÇÃO: O pólipo irá formar uma medusa (Reprodução Assexuada)
FECUNDAÇÃO: Uma medusa lança suas células germinativas para outra, dando origem a uma larva plânus. Essa larva um dia se tornará um pólipo. (Reprodução Sexuada)
BROTAMENTO: O mesmo processo da reprodução assexuada das esponjas, porém com o brotamento de uma nova hidra, que um dia se separará e formará um novo indivíduo.

Curiosidades Importantes:
  • O conjunto de corais forma o recife. Sua importância é que, formando-se em barreiras águas rasas e quentes, formam condições ideais para o desenvolvimento de muitas espécies.
  • Se uma medusa for deixada ao sol, sendo um ser vivo aquático, suas células irão secar.
  • As células nervosas vão garantir a contração de células para a movimentação das medusas.
  • A cavidade gastrovascular presente nos cnidários irão ajudar na digestão dos poríferos, que fazendo a digestão por fora do corpo, conseguem aproveitar o alimento.
  • Os animais que circulam perto da anêmona não sofrem queimaduras, mas os que tocam são automaticamente atingdios. Explique: Externamente há uma célula presente na anêmona que funciona como um gatilho, o cílio. Assim que tocado, é disparado um líquido na presa, causando queimaduras.
  • Por que devemos ter muito cuidado com os cnidários? R: Para evitar queimaduras e contato com suas células urticantes.
É só isso pessoal! Desculpe pelo atraso, mas a minha internet está realmente uma... porcaria.
Boa sorte a todos na prova!
Beijos,
Laura

2 comentários:

  1. Oiie Laura! Sou a Amanda!
    Tava procurando ajuda pra dever de casa no google, bati com seu blog!
    EU AMEI!
    Eu até pensi em criar um com a mesma proposta, mas o povo da minha escola, mais o usaria pra copiar minhas respostas, mas adorei suas idéias suas campanhas e tals!
    Principalmente a do fim do caderno. Depois eles reclamam da letra ilegível, mas a meios de acabar com isso só eles não percebem.
    O único problema, é que nem todo mundo tem note,ou net, e pra escola arrumar pra todo mundo seria IMPOSSIVEL, acho que essa ainda é o único impedimento.
    Eu sou do Blog da Mazzei (http://www.blogdamazzei.blogspot.com), cara, você aceita parceria?
    Vou indicar seu blog quando tiver tempo, e já salvei o seu nos favoritos!
    É muito bom a gente poder encontrar um blog assim, todos os seus posts batem com o assunto da minha escola.
    De qual cidade e estado vc é?
    Eu sou de ubatuba - sp.
    Estou muito feliz de ter encontrado seu blog é continue assim que vc vai longe, e eu tenho uma sugestão, por que você não cria uma página para suas campanhas e uma imagem link - me?
    Se vc criar um eu coloco lá no meu blog com o maior prazer!
    Bjos linda, e até a próxima =D

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amanda! Sinto muito por ver seu comentário só agora, hahaha!
    Eu também vi seu blog, vi que me seguiste no meu Blog pessoal (Pé na Estrada), e gostei bastante.
    Fiquei muito feliz que tenha gostado, mesmo que seja de uma escola diferente, sou de Santa Catarina!
    Eu já pensava nesse negócio do "link me", e vou fazer sim, só vou arrumar um tempinho, hahaha. Também vou fazer no meu blog pessoal se conseguir mais acessos e seguidores... acho que não será tão cedo.
    Eu vou criar uma página com as minhas campanhas com o maior prazer, e faço cada vez mais!
    Obrigada pelo comentário, Amanda! Gostei muito mesmo!
    Beijos, e obrigada pelas sugestões :)

    ResponderExcluir