Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

P2 de História - 3o trimestre - Unidade 14: Revoluções Inglesas

terça-feira, 9 de novembro de 2010
Oiee
Como foram na prova de Ciências? Eu, particulamente, acho que vou meio mal... deu branco na hora hehe
Bem, vamos tentar botar a matéria de História (a P2 que na Sexta Série B acontecerá AMANHÃ, dia 10/11), né?
Começando pela

Revolução Inglesa

Para ficar claro...
O que é REVOLUÇÃO?: É quando há uma grande mudança social e economica.
O que é GOLPE?: É quando os líderes de um país se sentem ameaçados e usam a força para se manter no poder.

  • Explique detalhadamente o que foi a Magna Carta.
E se uma dessas cair na prova? 
Aqui está a resposta: João Sem-Terra, que ficou no poder depois da morte do irmão Ricardo I (Ricardo Coração de Leão), resolveu não só aumentar os impostos, como criar novos também. O povo inglês não aceitou a ação, e a reação veio na forma da Magna Carta, que limitava o poder de João.

  • O que foi a Revolução Puritana? Explique (e lá vem!)
Resposta: Jaima I - que sucedeu Elizabeth I - desejava ampliar os seus poderes, mas a Magna Carta não permitia. Encontrou o conflito entre a burguesia e o gentry, que então sabiam sobre a instituição que detia os poderes para governar a Inglaterra (como dizia no documento), tudo isso no Parlamento. Como queria reverter a situação e ter mais poder, Jaime I tentou "refazer" a Igreja Anglicana, mudando-a com alguns aspectos católicos. Então o calvinismo, bastante respeitado na época, foi sendo deixado de lado, e o comportamento religioso assumiu características que defendiam o "dispotismo real" e a teoria do Direito Divino". Então aconteceu a Revolução Puritana (um conflito religioso e político), isso porque os principais envolvidos na situação defendiam uma Igreja que não interferia no Estado.
  • Por que a burguesia apoiou a Revolução Puritana?
Resposta: Pois essa religião dizia que só o lucro e o trabalho levavam ao céu.

Agora, mais uma Revolução

Depois de Jaime I, chegou Carlos I. 
Carlos I não respeitava o Parlamento e não dava atenção ás suas reivindicações, então, decidiu dissolvê-lo, depois de começar a cobrar exageradamente, prendendo quem se recusava a entregar dinheiro ao Estado.
Então, diante desse comportamento, o Parlamento aprovou um documento chamado Petição de Direitos, que alertava o rei suas limitações e qual era o seu papel. 
Sendo assim, Carlos I fechou o Parlamento. E começaram os conflitos entre a monarquia inglesa e o Parlamento: depois do envolvimento da Inglaterra nas guerras contra a França e a Escócia, aumentou a necessidade de arrecadação financeira.
O Parlamento começou a colocar em prática os interesses da Petição de Direitos. O poder do rei foi limitado rigorosamente e todos os impostos e taxas cobrados sem a aprovação ou revisão do Parlamento foram retirados.
Carlos quis uma "arrevanche". Invadiu o Parlamento e prendeu alguns líderes bem importantes. Porém, uns líderes dos quais o rei perseguia fugiram. Dessa forma, iniciou uma guerra: de um lado, as forças do Parlamento, e de outro, as forças que apoiavam o rei.
No começo, o Parlamento começou a receber derrotas, mas o líder Oliver Cromwell reverteu a situação.
Os Puritanos faziam maior parte do exército do Parlamento (Exército de Novo Tipo) e eram chamados de "Cabeças Redondas" por causa do corte de cabelo. Esse exército valorizava e estimulava a participação democrática e o mérito dos soldados, que então entendiam a razão de sua luta. Além disso, a burguesia os patrocinava, e isso possibilitou boas condições de provimento. 
A organização militar adotada pelos puritanos fez eles vencerem, e deu fim na monarquia inglesa. E Carlos foi julgado inimigo do povo inglês, e a função de rei na Inglaterra foi considerada inútil.

Gente, agora não posso mais postar. Tipo, pelo menos até essa parte da prova. Desculpa,

Laura






Nenhum comentário:

Postar um comentário