Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

P3 de Ciências - 3o trimestre - Primeira parte: Artrópodes

segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Soooooorry Sorry Sorry!
Nunca mais postei, eu sei. Sinto muito. Mas agora que chegou essa semana (e que longa semana) de prova, vamos ver se conseguimos alguma coisa, não?
Bem, para a Sexta Série B, hoje (dia 08/11/2010 - Aniversário da minha mãe *O*) tivemos a prova de Inglês. Não postei  pois estava viajando para onde? Resposta: Navegantes (de novo e de novo e de novo...)
Bem, agora vamos tentar postar diariamente, né?
Começando pelos

ARTRÓPODES

Enfim, agora aqui estamos nos Artrópodes. Aqueles bichinhos adorááveis que todos adoramos (especialmente as meninas... "ou menininhos que querem ser menininhas"). Sabe? As baratas, aranhas, centopéias, minhocas...
OPA! Minhocas? Eiita, isso é muito importante, viu? As centopéias e piolhos-de-cobra são artópodres artrópodes, mas isso não quer dizer que as minhocas são também. Lembre-se: as minhocas são o que?


Muito beeeeeeem!
Continuando...

Vamos as Características Gerais:
  1. Esse filo é um dos mais importantes ecologicamente, pois domina todos os ecossistemas terrestres e aquáticos em número de espécies, de indivíduos ou os dois.
  2. A maior parte do fluxo energético desses ecossistemas passa pelo corpo dos artrópodes
Ok, isso não é característica... é apenas um negócio que pode ser muito importante do caderno
Agora sim! Vamos as Características Gerais (da apostila) :
    • Por que Artrópodes?  - - - O nome foi dado devido ao fato de as espécies possuirem pernas (ou patas) articuladas.
    • São invertebrados
    • Como conseguem articular certas partes do corpo sendo invertebrados? - - - Tendo a associação dos músculos com o exoesqueleto*. Quando trocam de exoesqueleto, chamamos o processo de muda ou ecdise. Isso ocorre várias vezes até o ser se tornar adulto.
    • Podem ser terrestres ou aquáticos.
    • São agrupados em: Insetos, Diplópodes, Crustáceos, Quilópodes e Aracnídeos.
* Exoesqueleto: É uma proteção externa formada por quitina. É como se fosse uma armadura (sabe daquelas armaduras medievais? São essas). Vamos supôr que quando você nasceu, sua mãe colocou em você uma dessas. Mas claro, você foi crescendo e crescendo... e um dia, a armadura ficou apertada. Você iria conseguir uma nova ou ficar com aquela mesmo? Uma nova, né? Então, e durante a sua vida, você iria fazendo essa troca de armaduras até ficar em forma adulta. E com os artrópodes acontece a mesma coisa, mas com o exoesqueleto. Além disso, tem algumas funções: 
  1. Promove a locomoção (com a ajuda dos músculos)
  2. Evita a perda de água
  3. Protege contra os predadores
Vamos até o próximo post, sobre os INSETOS!
Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário