Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

Ciências - P2 do 1o semestre - 1a parte: O ciclo menstrual, Zigoto, Gêmeos e Menino ou Menina?

terça-feira, 12 de abril de 2011
Vocês, meninos, tem uma vida boa até demais. Agora aprendam sobre o que acontece com todas nós - as meninas - , vamos falar sobre o

O ciclo menstrual
O ciclo menstrual dura 28 dias.
E  dentro desses 28 dias, acontece o Período Fértil - que é o período do Ciclo Menstrual que o óvulo está mais 'disponível' pra ser fecundado e a mulher tem mais chances de engravidar. Isso acontece depois da Menarca.
- Laura, calma aí que eu não to entendendo NADA! Explica melhor!
Eu prefiro explicar com esse desenho:

- Ué, a menstruação é só 7 dias? Mas o ciclo menstrual não é 28? NÃO ENTENDI!
É assim: O ciclo menstrual dura 28 dias sim, mas  os sangramentos só acontecem durante uns 7 dias, em algumas são 5 dias, outras são 3, isso depende da mulher.
- Tá, e o período férti?
Então... lembra que a gente estudou que os ovários liberam os óvulos e tal? Então, normalmente o óvulo é liberado por volta do 13º dia do ciclo menstrual, e é nesse período que o óvulo está disponível para ser fecundado. E normalmente isso vai até o 17º dia  do ciclo, e depois o óvulo... não sei o que acontece com ele, evapora, sei lá

- E o que é a menarca?
Não interessa, não está na apostila. Eu coloquei aí porque quis.












Zigoto

Já aprendemos que é lançado espermatozóides na vagina da mulher, e a fecundação é ocorrida na tuba uterina - porque o óvulo é muito lerdo e não consegue chegar até o "meio" a tempo. E a fecundação forma o zigoto, que é a célula que formará o bebê.
O zigoto vai se dividindo e se dividindo até que chega lá no meio, que é o útero, e se fixa nele - isso se chama nidação.
Nesse tempo a mulher não menstrua, porque a progosterona e o HCG. E depois de uns 9 meses o bebê vai nascer.

Gêmeos
Existem dois tipo de gêmeos:
  • Bivitelinos
  • Univitelinos
Os univitelinos, é quando o zigoto se divide em dois, formando 2 zigotos e, logo, dois bebês. Esses serão idênticos, e será mais difícil descobrir quem é quem, exemplos são:



Esses são difíceis de identificar.
]Já os BIVITELINOS, é quando há mais óvulos liberados, e cada um poderá ser fecundado por um espermatozóide, gerando mais bebês. Mas essas crianças não serão identicas, mesmo sendo parecidas, é mais fácil identificar quem é quem - como o caso da Laura e Luiza, que vocês já conhecem.


MENINO OU MENINA? COMO IDENTIFICAR E COMO ACONTECE?


X+X=Menina
X+Y=Menino


- Ai Laura, não entendi!

É o seguinte, cada espermatozóide  e cada óvulo tem em média 23 cromossomos (23n). E existem 2 tipos de cromossomos, o tipo X e o tipo Y. 


O óvulo sempre terá o cromossomo do tipo X, mas o espermatozóide pode ter tanto o tipo X como o Y. O tipo X caracteriza uma menina, e o Y um menino. Então...
Se um espermatozóide do tipo Y fecundar um óvulo (que terá sempre o tipo X), nascerá um filhO
E se um espermatozóide do tipo X fecundar um óvulo (que terá sempre o tipo X), nascerá uma filhA.


Curiosidade: se nesses cromossomos acontece alguma mudança, o bebê tem chances de ter doenças (síndrome de dawn - não sei se se escreve assim -, autismo, etc.) ou aborto natural (que é quando o bebê morre por contra própria).

Até o próximo post sobre os métodos anticoncepcionais e as DSTS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário