Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

Ciências - P1 do 1o semestre - 5a parte: Sexualidade

domingo, 20 de março de 2011
Sexualidade

Infância

Primeiras impressões na infância:
  • O crescimento
  • O desenvolvimento
  • Aprendizado dos valores (respeito, educação, caráter, etc.)
A infância é o período marcado desde que nascemos até a puberdade, que é a fase que vamos ver depois. 
Ao nascer, o bebê é totalmente dependente dos pais, para que lhe forneçam a proteção e o alimento, e aos poucos vai conquistando mais liberdade, porém chega uma fase que a pessoa conquista uma certa idenpendência.
Para o desenvolvimento saudável, é fundamental ensinar com as brincadeiras, que a faz entender os limites de seu corpo e a estimula a ser sociável (já que quer brincar com outras crianças). Além disso, ajuda no raciocínio.
Até os 10 anos de idade, a criança cresce normalmente e é uniforme. Mas então chega a 

Pré-Adolescência
Chegou a pré-adolescência. Aqui, o indivíduo recebe alterações físicas e emocionais. Na maioria das pessoas começa aos 10 anos, outras mais antes. Mas o que não tem data de fabricação mesmo é a 




Puberdade
Aaaah, a puberdade. Não podemos marcar quando começa em tal pessoa. Ela chega desprevenida. É nela onde acontece várias mudanças como 
  • Os hormônios sexuais começam a agir
  • Amadurecimento dos órgãos sexuais
  • Pêlos Pubianos
  • Pêlos nas axilas
  • Mudanças emocionais
  • Maior quantidade de espinhas
  • O estirão (crescimento rápido)
É correto afirmar que a puberdade chega nas antes nas meninas que nos meninos. Tem meninas que começam pelos 11 ou 12 anos, algumas começam até pelos 9 ou pelos 13. E os meninos iniciam a puberdade entre os 12 a 14 anos.

Mudanças nos meninos durante a puberdade:
  1. Mudança na voz 
  2. Desenvolvimento e crescimento do pênis e dos testículos
  3. Começa a produção de espermatozóides
Mudanças nas meninas durante a puberdade:
  1. Seios começam a crescer e desenvolver
  2. Alargamento do quadril
  3. Primeira Menstruação
Então chega a 

Adolescência
Que é marcada por alterações emocionais ainda maiores que na puberdade.
Normalmente é nessa idade que o indivíduo forma a sua própria identidade e o seu grupo. 
É entendido como um momento de crise, tanto que muitos chamam os adolescentes de "aborrecentes", mas é na verdade um momento de mudança entre a infância e a 

Fase Adulta
Não pode ser caracterizada pela idade, e sim pela formação de uma família (nem que seja apenas marido, mulher e cachorro), o emprego e a independência financeira. É normalmente nessa idade que se começa também a formação de filhos e a frequência de casamentos (aquele sistema que anda na moda, do "casa-separa-casa-separa"), que podem causar muito estresse.
E então entra na fase

Idosa
Que é a última fase da vida. Infelizmente algumas pessoas tem um certo preconceito, pois assim como na puberdade há as mudanças físicas e emocionais, na "velhice" também. Acontece o envelhecimento das células (que causam as rugas, a dificuldade na visão, audição e outros órgãos do corpo humano). Isso pode causar algumas doenças (que são típicas nessa fase). 
Essa fase é também a que muitos gostam de aproveitar a vida, fazendo coisas que nunca fizeram antes e sempre tiveram vontade de fazer. Outros preferem assistir ao Show do Milhão, ir ao Bingo, jogar Xadrez, fazer palavras Cruzadas ou assitir a televisão. Também é uma idade onde muitos tem a fé em Deus, sabendo que amanhã podem não resistir e acabar fazendo uma longa caminhada até o céu, e querem agradecer ao seu santo pela oportunidade maravilhosa de viver.

E é isso por enquanto, pessoal. Até o próximo post, onde falaremos sobre o sistema genital masculino e feminino (a ultima parte de Ciências :D)


Nenhum comentário:

Postar um comentário