Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

História - P1 do 1o semestre- 1a parte: Os primeiros colonos

quarta-feira, 23 de março de 2011
Os Primeiros Colonos

Os Primeiros Colonos da América do Norte vieram da Inglaterra
  • E quais motivos fizeram alguns ingleses a vir para a América do Norte?
Primeiro motivo : 
  1. Motivo Religioso: a igreja oficial da Inglaterra é a igreja anglicana (na real, essa é a igreja oficial até hoje). Só que apareceu por lá a igreja calvinista (puritana), que buscava algo puro (não não, igreja puritana quer buscar omelete). Mas com o tempo, a igreja anglicana queria que todos fossem anglicanos (na verdade, praticamente obrigaram). E os puritanos fugiram para a América do Norte e formaram suas colônias.
  2. Cercamentos: Na Inglaterra tinham muito agricultores, e alguns eram pobres. Naquela época, não tinha a escritura (que é o documento que afirma que a casa é sua e ninguém pode tirá-la de você). Então os burgueses mesquinhos compravam o terreno, cercavam (vem da palavra cerca, quando cercamos a área, dizemos que é propriedade privada e ninguém mais pode pegá-la de você) e mandavam o povo embora. Então, a alternativa para os agricultores foi ir para as 13 colonias como alternativa de sobrevivência.

Muitos dos primeiros ingleses que saíram do país e formaram suas colônias preferiram se "ajustar" na região do norte, pois tinha o clima muito parecido com o da Inglaterra, por ser 
mais frio.

Quando as famílias vieram, cada uma ganhou um pedacinho de terra. E já acostumados com a agricultura, praticavam a policultura (plantavam várias coisas).
Muitos também faziam trabalhos manuais (manofatura=ganhar lucros fazendo trabalhos manuais | maquinofatura=ganhar lucro fazendo trabalho utilizando as máquinas), sendo assim, montaram suas oficinas e contrataram empregados (mão de obra livre)

No começo, o pessoal não dava muita atenção para a parte sul, pelo clima não ser tão parecido, mas então descobriram que suas terras eram ótimas para a plantação de algodão. Coisa que a Inglaterra aprecia muito, para a produção de roupas. Os colonos do sul montaram seus latifúndios (grandes terras) para a produção de algodão (monocultura=plantação de uma coisa só)

Sendo assim, as colonias do norte se tornaram quase independentes, já que não tinham a mesma atenção da Inglaterra.

Resuminho copiado que a sala inteira anotou menos eu:
COLONIAS DO NORTE: povoamente
  • Tinham pequenas propriedades (minifúndios)
  • Policultura (plantavam várias coisas)
  • Pequenas manofaturas
  • Mão-de-obra livre (os funcionários recebiam salário)
COLONIAS DO SUL: povoado pela Exploração
  • Grandes propriedades (latifúndios)
  • Monocultura (plantação de uma coisa só)
  • Mão-de-obra escrava (os funcionários não recebiam salário)
  • Produção voltada à exportação
COTIDIANO FAMILIAR COLONIAL:
Sistema Patriarcal => O homem é o autoritário da família. Toma praticamente todas as decisões da casa.

Naquela época as famílias eram rurais e patriarcais, também valorizavam bastante o trabalho. 

Isso era pela influência dos calvinistas/puritanos, que diziam que quando a pessoa nasce, seu destino já está traçado. Também afirmava que quando se é um bom trabalhador e ganha bastante dinheiro, a pessoa iria para o céu, mas caso contrário, iria para o "andar de  baixo", se é que vocês me entendem. Por isso a valorização do trabalho, como um caminho para o céu. 

E educação primária (aprender a ler e escrever) era obrigatória. A cada 5 famílias tinha 1 professor.

_________________________________________________________________________
100 anos depois das colônias formadas, a Inglaterra se meteu em uma guerra com a França - a guerra foi conhecida como Guerra dos 7 anos, que durou desde 1756 até 1763 - por motivos de disputa de território. 

A guerra foi ganhada pela Inglaterra, que mesmo saindo vitoriosa, sofreu consequencias: saiu com os cofres vazios por ter gastado muito dinheiro com a guerra. E quando perceberam isso, tentaram repor aumentando e cobrando mais impostos - dos colonos inclusive.

Os colonos ficaram indignados! Mas seguiram o pensamento de John Locke e a Revolução Gloriosa: direito à rebelião (na revolução Gloriosa, os puritanos lutaram contra o rei, baseados na ideias de John Locke. Isso quer dizer que se você não gosta do excesso de poder do rei, ou o autoritário, você tem direito de revolta.) E os colonos, principalmente os do norte, que até então estavam sendo ignorados pela Inglaterra, se revoltaram. 

A revolta dos colonos do norte era tão grande que baseados nessas ideias, pensaram que poderiam lutar contra a Inglaterra e declarar a sua oficial independencia. 

Como forma de defesa - e ataque também - , a Inglaterra criou leis, que impediam os colonos de se manifestar:
Lei do Açúcar: Reduziu os impostos para a exportação do açúcar e aumentou os impostos para a importação de produtos de luxo (vinho, seda, etc.)
Lei do Selo: Dizia que qualquer documento que circulasse na colonia teria que ser pago um selo para permitir ser enviado ao seu destino
Leus Townnshed: Essas leis taxavam/eram cobrados impostos pela importação de produtos básicos (vidro, corantes, tintas, chá, etc.)
Leis Intoleráveis: Fechamento do Porto de Boston: alguns colonos, revoltados, começaram a jogar bolas de neve num quartel. E então os ingleses pegaram e atiraram neles, alguns morreram e outros se feriram. | Obrigatoriedade de hospedar soldados ingleses: Durante a guerra, quando soldados ingleses se feriam, poderiam invadir a casa de algum colono e se acomodar para cuidar dos ferimentos (e ficariam inclusive com os melhor comodos) | Fim da autonomia das colonias: As colonias não eram mais "quase-independentes" e viviam sobre o controle da Inglaterra.

12 de setembro de 1774: PRIMEIRO CONGRESSO DA FILADÉLFIA
  • Os colonos tentaram cancelar as Leis Intoleráveis
  • Na foi concedido pelo Parlamento Inglês
  • Os soldados ingleses receberam ordens para confiscar as armas dos colonos
10 de maio de 1775: SEGUNDO CONGRESSO DA FILAADÉLFIA
  • As colonias criaram um exército - Comandado por George Washington
  • Tiveram o apoio da França, Holando e Espanha (que eram inimigas da Inglaterra)
  • Chamaram Thomas Jefferson, Benjamin Franklin e John Adans para escrever um documento afirmando a independência (em 2 de julho de 1776)
4 de julho de 1776: AS TREZE COLÔNIAS DECLARAVAM-SE INDEPENDENTES DA INGLATERRA.
Mas só foram reconhecidas como independentes depois da guerra contra a Inglaterra, em 1783.
Então foi feita a carta Magna (que é a mesma coisa que a constituição de um país), baseada no Iluminismo. Porém apresentou algumas contradições:
  • Só poderiam participar da política os homens ricos e brancos (voto sensitário= só vota quem tem posse/dinheiro) Estavam excluídos da participação política os escravos, mulheres, índios e brancos pobres.
  • A escravidão continua
E ESSA FOI A INDEPENDENCIA DOS ESTADOS UNIDOS
No proximo post vamos ver sobre a Colonização Espanhola na América, beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário