Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

Ciências - P1 do 1o semestre - 6a parte: Sistemas Genitais

domingo, 20 de março de 2011
Sistemas Genitais

Sistema Genital Masculino:
Observe a imagem na página 14 (não achei uma imagem descente na internet)
Vamos aprender em forma de perguntas ou diálogo:

- O que é esse tal de escroto/saco escrotal aí?
Resposta: É uma pele que abriga e protege os testículos

- O que são testículos?
Resposta: São dois órgãos do sistema que funcionam basicamente como a fábrica de fazer hormônios sexuais e espermatozóides.

- AAAN, eu vi na apostila em negrito os epidídimos, explica melhor o que eles são?
Resposta: Os espermatozóides fabricados nos testículos ficam lá, e durante a puberdade é lá também onde se tornam maduros e conseguem se movimentar.

- E esses canais diferentes? Explique em poucas palavras claras o que é.
Resposta: Então, os epidídimos são ligados a um tubo, que é o canal deferente. Eles vão passeando pelo canal deferente e então chegam até a Uretra, e então

- Tá, antes de você continuar, explica melhor sobre a uretra!
Resposta: ok...a Uretra é um canal, interligado com o canal deferente. Depois de saírem do canal deferente, os espermas vão direto para a uretra, e então são liberados para o mundo afora. E ao mesmo tempo, nesse caminho, os espermatozóides se misturam a umas substâncias, secreções produzidas pela próstata e a vesícula seminal...

- O que é esses dois aí?
Resposta: São dois órgãos que ficam próximos à bexiga. Posso continuar?

- Mas...
Resposta: NÃO QUERO SABER EU VOU CONTINUAR!

- Okay
Resposta: Obrigada. Essas secreções e os espermatozóides formam o sêmen, que é o líquido que transporta o espermatozóide até o óvulo e ajuda na fecundação (Caso não esteja sendo realizada uma relação sexual, ele sai mesmo assim e fica não sei aonde)

- Tá, agora explica melhor sobre o pênis mesmo
Resposta: As suas funções é o transporte da urina e a reprodução (a urina e os espermas são transportados pela uretra). No pênis tem dois tecidos, os dois se enchem de sangue, quando o portador fica excitado. E então o pênis se levanta, e fica "duro". Tipo a imagem ao lado (ela está meio exagerada, mas é só pra representar) Quando o pênis levanta, permite a entrada na vagina da mulher. E se a excitação aumentar, o sêmen vai acabar saindo, junto com os espermas e tudo. Isso se chama Ejaculação.

Sistema Genital Feminino:

- O que que tem essa vulva? Não entendi direito pela apostila...
Resposta: Bem,  no sistema genital feminino tem vários órgãos. E alguns são externos, ou seja, nós conseguimos ver "do lado de fora". E esses órgãos externos juntos formam a vulva.

- O que é a uretra? É a mesma coisa que no sistema genital masculino?
Respota: É quase isso. Também é pela uretra que sai a urina (xixi), mas como não há fabricação de espermas e essa coisa toda para sair pela uretra, então ficamos só com a urina saindo por lá mesmo.

- Tá, mas as mulheres não tem a menstruação? Então elas saem pela uretra também, certo?
Resposta: Errado. O sangue da menstruação saí por um outro canal, que é a vagina. É por lá que saí o bebê também, se ele nascer em parto natural. 

- Hmm... me fale mais sobre a vagina.
Resposta: Bem, ela tem em média uns 10cm de comprimento...

- Mas pra que tudo isso?
Resposta: É que quando a mulher está em uma relação sexual, o pênis do homem entra pela vagina, então já tem o espaço.  E ela é protegida por uma pelezinha/membrana, que é o hímen. Quando ela tem a primeira relação sexual, é bem normal que ele se rompa e...

- Aah, perai, antes de continuar sobre a vagina! Na página 16 da apostila está falando sobre um clitóris, que está em negrito. O que é isso, me explica melhor.
Resposta: Então, perto da vagina, tem o clitóris. Ele é uma região bem sensível, que é bem parecido com o pênis. Não pelo físico, mas é pelo fato de quando é sentida a excitação, se enche de sangue.

- Tá, e o que é aquele negócio que parece uma cabeça de cabra?
Resposta: Isso - imagem ao lado - se chama útero. E realmente é parecido. Tem gente que chama de berinjela ou pera de cabeça para baixo. A parte menor do útero é ligado com a vagina...

- Antes de você continuar, só queria saber onde fica o bebê, sabe? Onde ele se desenvolve...
Resposta: É no útero mesmo. 

- Tá, agora pode continuar.
Resposta: Obrigada. Bem, a partir de uma idade, o útero está se preparando todos os meses pra receber a visita dos companheiros do sexo masculino e abrigar uma vida em seu interno. Só que se a gravidez não acontecer, acontece a menstruação. 

- Ah é, por onde o sangue sai?
Resposta: Como eu tinha falado antes, o útero é interligado à vagina. Está vendo na imagem o "colo do útero"?  Se a gravidez não ocorrer, essa camada vai sendo eliminada, e o sangue que fica no útero sai pela vagina e daí já viu tudo, né?

- Ok, me fala mais um pouco sobre o útero!
Resposta: Bem, no útero tem esses órgãos todos aí, e também te os ovários. É nele onde a mulher  fabrica os hormónios sexuais e os óvulos (tipo os testículos e os epidídimos, no sistema genital masculino).  A cada mês, mais ou menos, um óvulo é liberado de um dos ovários. Cada ovário se liga com a  tuba uterina, e é por ali onde o óvulo sai. Quando há relação sexual, o espermatozóide (que tem a locomoção rápida) dá uma passeada pelo útero até se encontrar com o óvulo (que tem a locomoção lenta) na tuba uterina. Se se encontrarem, os dois se unem e fazem a fecundação, e então acontece a gravidez. Mas caso não ocorra a fecundação, o óvulo "falido" é absorvido e o corpo feminino já se prepara para a chegada da menstruação.

E terminamos o conteúdo de Ciências galeraaaaaa *-*
Agora eu vou postar o conteúdo de inglês, ok?
Um abraço a todos e boa prova! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário