Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

Português, P1 do 1o semestre - Exercícios para te ajudar a estudar

terça-feira, 15 de março de 2011
Tem gente que faz os pais fazerem exercícios, meio que uma prova. Então pede para eles fazerem as perguntas e você responde oralmente, não é assim que funciona?
Nada contra, eu não faço isso. Até porque meus pais dizem que eu tenho que aprender sozinha e esse papo todo. 
Então se você não quer incomodar os seus pais, porque não faz esses exercícios que eu eu coloquei aqui para te ajudar para a prova?


Vamos lá *-*


Exercício número 1: 
a) O que é um período?
b) Cite a diferença de um período simples e composto
c) Nas frases a seguir, indique as que são de período simples e período composto. Depois as transforme no seu oposto (se é um período composto, indique e escreva em baixo ela em forma de período simples):

  • Maria foi à escola. A escola de Maria tem professores muito qualificados.
  • A professora tirou de salas as alunas que estavam fazendo bagunça.
  • Marcelo é o moço de quem eu havia te falado.
  • Igor tem um cabelo preto. Seu cabelo tem cascas.
  • É aquele menino que coça muito a cabeça.
  • Vi uma mulher que tinha trigêmeos.
  • Fui a uma festa onde muitas pessoas saíram bêbadas.
  • Fernanda é uma menina. Seu cabelo tem uma cor ruiva muito bonita.
Exercício número 2: Sublinhe o pronome e circule o seu antecedente.
  1. Hoje vi um menino cujas orelhas estavam extremamente sujas
  2. Esse é a televisão que comprei mês passado
  3. Ontem estava caminhando e encontrei um restaurante onde acontecia uma briga
  4. Li uma revista que falava sobre a importância da reciclagem
  5. Marciel é o professor que dá aula de Ciências
Exercício número 3: O que torna o pronome "cujo(s)/cuja(s)" diferente dos outros?

Exercício número 4: Complete com o pronome adequado:
  • Essa é a aluna...........venceu a prova
  • Esse é o moço ........... eu ando falando ultimamente
  • Esse é o urso ........... pelo era muito brilhante
  • Bob's é o restaurante ........... muitos alunos do colégio Geração passam para comprar sorvete após o almoço
  • Fui no aniversário da prima de Carol ........... te apresentei ontem
  • Hoje foi o primeiro dia ........... eu almocei no Angeloni
Exercício número 5:Crie sete frases em período composto, cada uma com um pronome diferente.

E acabaram-se os meus exercícios. Um beijo a todos e até amanhã! Boa prova, viu? *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário