Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

Português, P1 do 1o semestre - Pronomes relativos

terça-feira, 15 de março de 2011
Desculpe a demora a postar, vou tentar postar agora bem rapidinho e bem explicado. Boa sorte! Vamos começar o conteúdo com a nossa base:


Pronomes Relativos

Pronomes INVÁRIAVEIS e VARIÁVEIS:

Os pronomes INVARIÁVEIS são:

  1. que
  2. quem
  3. onde
Os pronomes VARIÁVEIS são:
  1. o qual - o qual - os quais - as quais
  2. cujo - cuja - cujos - cujas
  3. quanto - quantos - quantas
Mas eu te pergunto: qual a diferença entre os invariáveis e os variáveis?
Para ser detalhista e tentar explicar direito (tentar):
  • Os invariáveis são os pronomes que não mudam de acordo com a frase. Não existe o feminino, masculino e plural de que, quem e onde. 
EX: - O menino que estava brincando torceu o tornozelo. 
- A menina que eu vi naquele dia é aquela ali
- As pessoas que cantam no coral tem que fazer exercício toda semana.
Viram? 
  • Já os variáveis são o contrário. De acordo com o contexto eles podem mudar em relação a plural, feminino ou masculino. De acordo com o seu antecedente. 
EX: - Hoje eu fui no shopping com Bernardo, o qual te apresentei semana passada.
- Hoje eu fui no shopping com Letícia, a qual te apresentei semana passada
- Hoje fui ao shopping com as meninas do Colégio da Ilha, as quais te apresentei semana passada.
Viram? Bernando = nome masculino: O qual, lembre-se disso caso caia na prova. 

Algumas regrinhas que vocês anotaram no caderno, mas eu vou repassar aqui:
# QUANTO, QUANTOS E QUANTAS: deve vir depois de TUDO, TODOS, TODAS, TANTO, TANTOS, TANTA, TANTAS. 
Exemplo: Aconteceu TUDO quanto eu imaginava (eu sei que esse exemplo a professora citou no caderno, mas eu não estou afim de criar uma frase assim. Mas já vão criando, a professora pode pedir, sei lá)

# Quando você usa o pronome QUEM, deve estar relacionado a alguém/alguma pessoa. 
Exemplo: Gustavo é o menino de quem havia comentado sexta-feira

# Quando você usa o pronome ONDE, deve estar relacionado a algum local, lugar. 
Exemplo: MC Donald's é o lugar onde muitas pessoas adoram fazer um lanche depois do cinema. 

# CUJO não tem um artigo, e não deve ter. Você não pode falar por exemplo "Essa é a foto cuja a menina está sorridente", e sim "Essa foto cuja menina está sorridente". ISSO É IMPORTANTE, e é bom você lembrar disso não só para essa prova, mas para o resto da sua videnha. 
E outra regrinha sobre o CUJO:

  • Esse é o homem que mostrou ser forte
  • Essa é a tabela a qual eu tinha falado
  • Esse é o menino de quem eu havia falado
  • Esse é o espaço onde os adolescentes adoram ficar
  • Essa aula não fui tudo quanto eu esperava, mas não foi ruim.
  • Esse é o aparelho de video cassete cujo cabeçote está sujo.
Notaram alguma diferença (além dos pronomes diferentes em cada exemplo)? Vou mostrar o que estou tentando dizer.

"Esse é o homem QUE mostrou ser forte"
Quem mostrou ser forte mesmo?


Exato. Então vamos sublinhar HOMEM.
"Esse é o homem que mostrou ser forte"
Outro exercício:
"Esse é o aparelho de video cassete cujo cabeçote está sujo" Eu te pergunto, quem você deveria sublinhar?


TANTO FAZ. Você pode sublinhar tanto video cassete quanto cabeçote (que na real eu não sei se é assim que se escreve).
Vamos á pergunta: O que está sujo?
R: O CABEÇOTE
- Então, pô! Tem que sublinhar o cabeçote!
Mas o cabeçote faz parte do que?
R: do video cassete. 
Então você pode sublinhar tanto um como outro. 

- AH, LAURA! COMPLICOU MINHA VIDA AGORA! 
ou
- NÃO ENTENDI ***** NENHUMA!

Então pra você que não entendeu:


"Esse é o homem QUE mostrou ser forte"
Quem mostrou ser forte mesmo? 
R: O homem, 
Então vamos sublinhar a palavra HOMEM:
"Esse é o homem que mostrou ser forte"

A palavra HOMEM vem antes ou depois do pronome QUE?
R:Aantes. 
Agora preste atenção nas outras frases acima: vem antes ou depois do pronome?
R: Depoois. 
Pois é, isso acontece com todos os pronomes, TIRANDO o CUJO(A)(S). Afinal: 
"Esse é o aparelho de video cassete cujo cabeçote está sujo"
O que está sujo?
R: O CABEÇOTE

Então sublinhe CABEÇOTE. 

VALEU ESSA PARTE?

Agora só um pequeno trecho de dicionário dos pronomes relativos:
O QUE É PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO? Qual a diferença?

Primeiro vamos saber o que é período, Dr. Botica, gostaria de ter a honra de explicar?

Exemplo:
Oi eu sou Laura. Eu tenho uma cachorra muito gorda. Ela se chama Molly. 
"Oi eu sou Laura."- 1 período | "Eu tenho uma cachorra muito gorda." - Outro período | "Ela se chama Molly" - Outro período

Conseguiram entender?

Mas agora vamos ao Período Simples e Composto:

  • Período Simples: -> 1 verbo por período
  • Período Composto: -> 2 verbos por período
Exemplos: 
--> Esse é o suco que eu compro todos os dias.
--> Esse é o suco. Eu compro esse suco todos os dias.

Qual é o período simples é o período composto?
R: A primeira é período composto e a segunds é simples.
- MASCOMO?
A primeira é um só período. Nele tem dois verbos. 
- QUAISVERBOS?
Um deles é o "É", que vem do verbo "SER". E o outro é "COMPRO", que vem do verbo "COMPRAR".

E a segunda é período simples. 
- MASCOMOSETEMDOISALE
Sim, são DOIS PERÍODOS se você não percebeu. Um deles é "esse é o suco" e o outro é "eu compro esse suco todos os dias". 
- ECADE O VERBO?
No primeiro período o "É", que vem do verbo "SER". E o "COMPRO", do verbo "COMPRAR". 

- LAURA, NÃO ENTENDI.
Ou você me pergunta amanhã ou resolve prestar mais atenção, ok?

É isso mesmo, bem pouquinho conteúdo, né?
Essa parte deve ser a mais fácil, vocês devem prestar bastante atenção na interpretação de texto, que é mais complicada, né?

E deu. Depois eu vou postar uns exercícios mais difíceis para ajudar vocês a estudar (e me ajudar também, risos)
Um beijo a tooodos, se tiverem dúvidas se direcionem na minha ask no tumblr (http://open-your-eyes1.tumblr.com), deixar um comentário aqui ou perguntar no meu Formspring (http://formspring.me/laauraasch)
Boa prova a todos *-*









Nenhum comentário:

Postar um comentário