Solução: Conhecimento: porque aprendemos a respeitar aquilo que conhecemos.

História - P1 do 1o semestre- 2a parte: Colonização Espanhola na América

quarta-feira, 23 de março de 2011
0 comentários
Colonização Espanhola na América

O exemplo da Independência dos Estados Unidos foi seguido por quase todas as outras colonias da América (que se formaram depois dessas, em outras regiões) já na metade do seculo XIX (19). Um exemplo são as colonias espanholas (que vieram da Espanha para a América)

A sociedade na "espanha colonial":
  • Chapetones: espanhol puro (nasceu na Espanha e foi para a Colonia)
  • Criollo: descendente de espanhol puro (ex: você é um chapetone. se seu filho nasceu na colonia ele é um criollo)
Os criollos sofriam uma espécie de preconceito, sendo considerados pessoas de segunda classe. E qual o problema? 
Era o rei que escolhia as pessoas que iam para os cargos políticos, e era regra que apenas os chapetones poderiam paticipar da política (mesmo o criollo sendo rico, já que ganhou a herança dos descendentes).

E agora eu pergunto:
Qual a única maneira de eles terem  direito de participar da política?
RESPOSTA:FAZENDO UMA REVOLUÇÃO PARA A INDEPENDÊNCIA CRIANDO NOVOS PAÍSES

Simon Bolívar: ganhou o título de El Libertador. Ajudou muito na independência de vários países na América do Sul (era um criollo). Querendo romper com o Pacto Colonial, tinha um projeto: transformar a América do Sul em um único grande país. Mas não deu certo

e por que? R: Deu errado nos próprios criollos, que não aprovaram. E tinha um motivo que podemos dizer inteligente: eles queriam poder político >>> se fosse tudo um país só, vai ter só UM presidente, UM isso e UM aquilo >>> se fosse o contrário, seria vários presidentes, vários issos e vários aquilos >>> Assim sobram mais cargos políticos para eles u.u

E é isso. Boa prova, gente!

História - P1 do 1o semestre- 1a parte: Os primeiros colonos

0 comentários
Os Primeiros Colonos

Os Primeiros Colonos da América do Norte vieram da Inglaterra
  • E quais motivos fizeram alguns ingleses a vir para a América do Norte?
Primeiro motivo : 
  1. Motivo Religioso: a igreja oficial da Inglaterra é a igreja anglicana (na real, essa é a igreja oficial até hoje). Só que apareceu por lá a igreja calvinista (puritana), que buscava algo puro (não não, igreja puritana quer buscar omelete). Mas com o tempo, a igreja anglicana queria que todos fossem anglicanos (na verdade, praticamente obrigaram). E os puritanos fugiram para a América do Norte e formaram suas colônias.
  2. Cercamentos: Na Inglaterra tinham muito agricultores, e alguns eram pobres. Naquela época, não tinha a escritura (que é o documento que afirma que a casa é sua e ninguém pode tirá-la de você). Então os burgueses mesquinhos compravam o terreno, cercavam (vem da palavra cerca, quando cercamos a área, dizemos que é propriedade privada e ninguém mais pode pegá-la de você) e mandavam o povo embora. Então, a alternativa para os agricultores foi ir para as 13 colonias como alternativa de sobrevivência.

Muitos dos primeiros ingleses que saíram do país e formaram suas colônias preferiram se "ajustar" na região do norte, pois tinha o clima muito parecido com o da Inglaterra, por ser 
mais frio.

Quando as famílias vieram, cada uma ganhou um pedacinho de terra. E já acostumados com a agricultura, praticavam a policultura (plantavam várias coisas).
Muitos também faziam trabalhos manuais (manofatura=ganhar lucros fazendo trabalhos manuais | maquinofatura=ganhar lucro fazendo trabalho utilizando as máquinas), sendo assim, montaram suas oficinas e contrataram empregados (mão de obra livre)

No começo, o pessoal não dava muita atenção para a parte sul, pelo clima não ser tão parecido, mas então descobriram que suas terras eram ótimas para a plantação de algodão. Coisa que a Inglaterra aprecia muito, para a produção de roupas. Os colonos do sul montaram seus latifúndios (grandes terras) para a produção de algodão (monocultura=plantação de uma coisa só)

Sendo assim, as colonias do norte se tornaram quase independentes, já que não tinham a mesma atenção da Inglaterra.

Resuminho copiado que a sala inteira anotou menos eu:
COLONIAS DO NORTE: povoamente
  • Tinham pequenas propriedades (minifúndios)
  • Policultura (plantavam várias coisas)
  • Pequenas manofaturas
  • Mão-de-obra livre (os funcionários recebiam salário)
COLONIAS DO SUL: povoado pela Exploração
  • Grandes propriedades (latifúndios)
  • Monocultura (plantação de uma coisa só)
  • Mão-de-obra escrava (os funcionários não recebiam salário)
  • Produção voltada à exportação
COTIDIANO FAMILIAR COLONIAL:
Sistema Patriarcal => O homem é o autoritário da família. Toma praticamente todas as decisões da casa.

Naquela época as famílias eram rurais e patriarcais, também valorizavam bastante o trabalho. 

Isso era pela influência dos calvinistas/puritanos, que diziam que quando a pessoa nasce, seu destino já está traçado. Também afirmava que quando se é um bom trabalhador e ganha bastante dinheiro, a pessoa iria para o céu, mas caso contrário, iria para o "andar de  baixo", se é que vocês me entendem. Por isso a valorização do trabalho, como um caminho para o céu. 

E educação primária (aprender a ler e escrever) era obrigatória. A cada 5 famílias tinha 1 professor.

_________________________________________________________________________
100 anos depois das colônias formadas, a Inglaterra se meteu em uma guerra com a França - a guerra foi conhecida como Guerra dos 7 anos, que durou desde 1756 até 1763 - por motivos de disputa de território. 

A guerra foi ganhada pela Inglaterra, que mesmo saindo vitoriosa, sofreu consequencias: saiu com os cofres vazios por ter gastado muito dinheiro com a guerra. E quando perceberam isso, tentaram repor aumentando e cobrando mais impostos - dos colonos inclusive.

Os colonos ficaram indignados! Mas seguiram o pensamento de John Locke e a Revolução Gloriosa: direito à rebelião (na revolução Gloriosa, os puritanos lutaram contra o rei, baseados na ideias de John Locke. Isso quer dizer que se você não gosta do excesso de poder do rei, ou o autoritário, você tem direito de revolta.) E os colonos, principalmente os do norte, que até então estavam sendo ignorados pela Inglaterra, se revoltaram. 

A revolta dos colonos do norte era tão grande que baseados nessas ideias, pensaram que poderiam lutar contra a Inglaterra e declarar a sua oficial independencia. 

Como forma de defesa - e ataque também - , a Inglaterra criou leis, que impediam os colonos de se manifestar:
Lei do Açúcar: Reduziu os impostos para a exportação do açúcar e aumentou os impostos para a importação de produtos de luxo (vinho, seda, etc.)
Lei do Selo: Dizia que qualquer documento que circulasse na colonia teria que ser pago um selo para permitir ser enviado ao seu destino
Leus Townnshed: Essas leis taxavam/eram cobrados impostos pela importação de produtos básicos (vidro, corantes, tintas, chá, etc.)
Leis Intoleráveis: Fechamento do Porto de Boston: alguns colonos, revoltados, começaram a jogar bolas de neve num quartel. E então os ingleses pegaram e atiraram neles, alguns morreram e outros se feriram. | Obrigatoriedade de hospedar soldados ingleses: Durante a guerra, quando soldados ingleses se feriam, poderiam invadir a casa de algum colono e se acomodar para cuidar dos ferimentos (e ficariam inclusive com os melhor comodos) | Fim da autonomia das colonias: As colonias não eram mais "quase-independentes" e viviam sobre o controle da Inglaterra.

12 de setembro de 1774: PRIMEIRO CONGRESSO DA FILADÉLFIA
  • Os colonos tentaram cancelar as Leis Intoleráveis
  • Na foi concedido pelo Parlamento Inglês
  • Os soldados ingleses receberam ordens para confiscar as armas dos colonos
10 de maio de 1775: SEGUNDO CONGRESSO DA FILAADÉLFIA
  • As colonias criaram um exército - Comandado por George Washington
  • Tiveram o apoio da França, Holando e Espanha (que eram inimigas da Inglaterra)
  • Chamaram Thomas Jefferson, Benjamin Franklin e John Adans para escrever um documento afirmando a independência (em 2 de julho de 1776)
4 de julho de 1776: AS TREZE COLÔNIAS DECLARAVAM-SE INDEPENDENTES DA INGLATERRA.
Mas só foram reconhecidas como independentes depois da guerra contra a Inglaterra, em 1783.
Então foi feita a carta Magna (que é a mesma coisa que a constituição de um país), baseada no Iluminismo. Porém apresentou algumas contradições:
  • Só poderiam participar da política os homens ricos e brancos (voto sensitário= só vota quem tem posse/dinheiro) Estavam excluídos da participação política os escravos, mulheres, índios e brancos pobres.
  • A escravidão continua
E ESSA FOI A INDEPENDENCIA DOS ESTADOS UNIDOS
No proximo post vamos ver sobre a Colonização Espanhola na América, beijo

Geografia - P1 do 1o semestre -3a parte: Países desenvolvidos e subdesenvolvidos

0 comentários
Países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Faz pouco tempo que era ensinado que os países inteligentes eram os que ficava mais "pra cima" do mapa, pois ser mais frio e uma palhaçada desse tipo. E nós, que ficávamos mais pra baixo, onde fazia mais calor, éramos burros. 
Até hoje tem uma classificação semelhante:
Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos.
  • Os países desenvolvidos tem a industrialização, tecnologia e ciência muito bem... desenvolvida, boa, ou elevada.
  • Já os subdesenvolvidos são mais dependentes e tem a industrialização, tecnologia e ciência menos avançada.
De hoje em dia, também tem o termo EMERGENTES, ou países em desenvolvimento. Eles são os que tem a industrialização a tecnologia um pouco mais avançadas, mas não chega aos pés dos países subdesenvolvidos. 
Esse grupo é conhecido como BRICS:

B  R  I   C

.R  U  N  H

A  S  D  I

S  S  I   N

I    I   A  A

L   A   

Ou seja: Fazem parte da Brics o Brasil, Rússia, Índia e China. Mas não são apenas esses os países em desenvolvimento, apenas os principais
Além desses estão incluídos também o México, Argentina, África do Sul e Malásia. 

Acaboooooooou o conteúdo de Geografia amores *-*
Agora vou postar o conteúdo de História, mas prestem atenção pois está bem completo e bem grande, eu anotei TUDO que o professor falou 
Beeijo ;*

Geografia - P1 do 1o semestre -2a parte: A Guerra Fria

0 comentários
A guerra fria

Tudo começou em 1945, na segunda guerra mundial. Nesse período, haviam blocos que se atacavam.
O primeiro bloco era formado por:
  1. Estados Unidos
  2. França 
  3. Inglaterra
  4. União Sovietica (URSS)
E o segundo;
  1. Itália
  2. Alemanha
  3. Japão
Antes da guerra, os Estados Unidos e a União Sovietica eram "amigos", mas na guerra tiveram que deixá-la de lado. Além disso, um era diferente do outro: Os EUA diziam que a melhor forma de organização era o capitalismo, já a URSS tinha como favorito o socialismo.

O que é capitalismo e o que é socialismo?
Capitalismo é a nossa forma de economia e organização. Ninguém é igual: tem uns que ganham mais, outros menos, existem as classes sociais. E se por exemplo, eu tenho uma fábrica de chocolate e tenho dois funcionários, cada um ganha 500 reais, um vai ganhar 500, outro vai ganhar 500 e eu vou ganhar um pouco mais, para lucrar.

Já o socialismo é diferente: todos são iguais. O lixeiro ganha o mesmo que o médico e o advogado, pois ambos são importantes. No socialismo as classes socias não existem e eu não ganho mais que os meus funcionários na fábrica de chocolate.

Na guerra, os dois não foram muito atingindos e saíram "inteiros", fortes e fabricavam muitas armas (especialmente as nucleares)

Defendendo as suas diferenças (capitalismo e socialismo), um ameaçava e provocava o outro, já que tinham as armas, mas nunca se atacaram como dito. Por isso foi chamada de Guerra Fria.
Além disso, os dois pressionaram outros países a escolherem o seu lado. Então o planeta ficou praticamente dividido em dois polos: um escolhera o capitalismo e outro o socialismo. E por isso foi chamada a era BIPOLAR

Os EUA e a URSS, além de pressionar os outros países e ficarem se ameaçando (mesmo que nada acontecesse), faziam uma corrida armamentista, ou seja, fabricavam MUITAS armas, uma atrás da outra. Mas não usavam, era só pra provocar mesmo.
E também faziam uma espécie de "competição" pra ver quem chegava primeiro à Lua.


Essa guerra só terminou em 1989, quando aconteceu a queda do Muro de Berlim. 
E em 1991, a URSS teve seu fim, e o capitalismo venceu a luta.

A guerra fria teve alguma utilidade? Ou seja, ela trouxe alguma coisa de bom para a atualidade?
SIM. Lembra da corrida armamentista? Então. Enquanto eram fabricados várias armas, também era fabricados medicamentos e outras coisas que facilitavam mais a nossa vida. Um exemplo são os radares, radiologia, etc.

Depois da Guerra Fria, surgiu uma nova forma de regionalização:

O primeiro mundo: Capitalistas desenvolvidos
Segundo mundo: Socialistas que faziam planos quinquenais (de 5 em 5 anos)
Terceiro mundo: Capitalistas subdesenvolvidos

Por que os socialistas não eram considerados subdesenvolvidos?
Porque no SOCIALismo não tem pobre e rico. Tem a igualdade.

Atualmente, a nossa ordem é a MULTIPOLAR, 


Geografia - P1 do 1o semestre -1a parte: O que é Geopolítica?, Eurásia e Divisão Histórico-Geografica

0 comentários
O que é Geopolítica?

Quando falamos em Geopolítica, automaticamente nos tratamos em um assunto relacionado aos territórios. E se há território, há governo.
Legal, o que é Geopolítica? É isso que eu quero saber!
  • É o termo usado para falar sobre a estratégias feitas pelo Estado em relação ao seu território e a área de influência
A guerra é um belo exemplo de Geopolítica mal feita entre os territórios.
  • O Brasil é um país que sabe fazer política
Podemos identificar a boa Geopolítica só pelo físico e cultural. E para separar, fazemos a chamada regionalização. E existe várias formas de fazer isso:
  • Ricos e Pobres
  • Burros e Inteligentes
  • Legais e não legais
  • Dividindo por subdesenvolvidos e desenvolvidos, etc.
- Uma pergunta: Se acontecer um problema só entre o Brasil, e nenhum país outro estiver envolvido, é um caso de Geopolítica? Porque se o Brasil sabe fazer Geopolítica, porque dá tanto barraco aqui?
Se o problema for interno, não é um caso de Geopolítica. A Geopolítica acontece quando tem problemas que vários países estão envolvidos.

A Eurásia

Na apostila de Geografia, veja o mapa da página 4 e observe os continentes.
Cada continente é praticamente uma enorme ilha: A América, por exemplo, é toda junta, por isso é um continente.
Mas espere aí: A Europa e Ásia estão JUNTAS!
Então porque não são um continente só? Não formam uma Eurásia?
Sim, pelo físico, eles formam um continente só. Só que a separação foi feita mais por motivos que partem para o lado Histórico, social, econômico e cultural. (o mesmo é para a Ásia e a Oceania)
Mas sim, algumas partes da Rússia, por exemplo, tem o lado cultural totalmente Européio e vice-versa.


A Divisão Histórico-Geográfica

Observe a imagem ao lado:
Essa é a Austrália, que fica no continente da OCEANIA. Você percebeu alguma diferença na divisão dela?
Se ainda não se tocou, eu digo: A diferença da sua divisão para os outros países é que é toda RETA, como uma régua. 
Mas por que essa divisão?
Quando foi dividida, primeiro foi desenhado o mapa e então as pessoas começaram a ser convidadas a povoar o local.
Já o Brasil, por exemplo, foi primeiro colonizado e então as divisões foram feitas de acordo com a cultura, história e o avanço que as pessoas faziam.

Ok, isso não tem nada a ver com a Divisão Histórico-Geográfica, mas o Peres explicou e eu coloquei.
Divisão Histórico-Geográfica:
  • Velho Mundo: Europa, Ásia e África
  • Novo Mundo: América
  • Novíssimo mundo: Oceania
Acabou. No próximo post vamos falar sobre a Guerra Fria e essas coisas.

Inglês - P1 do 1o semestre - 3a parte: Simple Past

domingo, 20 de março de 2011
0 comentários
Simple Past

O que é o DID?

O DID é um verbo auxiliar usado nas frases NEGATIVAS e INTERROGATIVAS que se referem ao PASSADO.
Mas quando o DID for utilizado, o verbo fica na forma infinitiva. 
- HEY! O QUE É FORMA INFINITIVA?
Resposta: Ex- Ele ficou doente. O verbo aí é FICOU, que vem do verbo FICAR. Ficar é o verbo na forma infinitiva. Outro EX em inglês - He played handball. O verbo aí é PLAYED, que vem do verbo PLAY. Play é o verbo na forma infinitiva.
Se a frase for afirmativa, o verbo ficará na forma do passado e o DID não será usado. 

- Espera aí, Laura! Vai com calma! O que é esse DID?
Resposta: Agora, nós estamos aprendendo sobre o que?

- Simple Past.
Resposta: Sim, e isso significa...?

- Como...colocar...asfrasesno...pa...ssado?
Resposta: Exato. Então vamos lá, dar um exemplo em Português:
  • Eu não brinco de bola
Como ficaria em Português?
  • I don't play ball
Isso, exato. Agora, como vamos colocar "eu brinco de bola" no passado/pretérito?
  • Eu não brinquei de bola
Isso. E agora? Como vamos colocar "I don't Play Ball" no passado e no interrogativo?
  • I Didn't play ball
  • Did I play ball?
Isso meeeeeeesmo!
- Espere, e se a frase for afirmativa? Como "I play ball"?
Resposta: É exatamente o que eu vou explicar agora. 
É REGRA não usar o "DID" quando as frases forem afirmativos. Então teremos que usar o ED,.
- Espera, o que é o ED?
Resposta: vou explicar agora. 
Em Português, se eu colocar "Eu brinco de bola" no passado afirmativo fica
  • Eu brinquEI de bola
Isso. 
E como fica "I play ball"?
  • I played ball
- Aaai que legal! Então é fácil, só adicionar ED no final das palavras, né?
Resposta: Não. Quer dizer, sim. Mais ou menos. Depende. Tem umas regrinhas para colocar o ED no final das palavras:
1) Quando o verbo termina em consoante+y
EX: Study
- Tira-se o Y e coloca ED
EX: Studied

2) Quando o verbo termina em vogal+y
EX: Play
- Apenas adicionar o ED
EX: Played

3) Quando o verbo termina com a letra E
EX: Love
- Apenas adicionar o D
EX: Loved

4) Quando terminado em CVC (consoante+vogal+consoante)
Ex:Plan
- Dobra-se a última letra e adiciona ED
EX: Planned

- Aah, gostei! Agora é só gravar!
Resposta: Boa sorte! Boa prova!

E é isso pessoal! 
Desejo uma boa prova para todos, e eu espero ter ajudado também - apesar de não serem muitas as pessoas que lêem o blog, mas whatever...
Um abraço ;*

Inglês - P1 do 1o semestre - 2a parte: Cameras

0 comentários
Cameras

Tópicos: como tirar uma boa foto com a câmera podre do seu celular
  • Take Lots of Pictures => Tire muitas fotos: Já que o seu celular está sempre com você, aproveite para capturar esses momentos especiais.
  • Move in Close => Mova-se para perto: Se a câmera podre do seu celular não tem zoom, você deve se aproximar da cena para tirar a foto
  • Shoot the Eye Level => Veja o nível dos olhos: Quando tirar a foto de uma pessoa ou de você mesmo, verifique o nível dos olhos, para o rosto ou o corpo não ficar cortado.
  • Watch the Light => Observe a luz: Verifique se está bem iluminado o local onde está sendo tirada a foto e se você está tirando do ângulo certo. Ex: Se você tirar a foto com um fundo muito claro, o objeto de foco ficará escuro.
  • Use plain background => Veja um fundo descente: Se você for tirar foto de uma coisa mais colorida, como um pôster da Restart, por exemplo, use um fundo mais básico, e não muito poluído, para não camuflar.
  • Try different angles => Tente ângulos diferentes: Se você quer tirar a foto do seu pôster da Restart, tente ângulos diferentes, dependendo do objeto a foto pode dar um ar mais alegre, mais profissional ou mais... ar da minha mãe tirando foto, entende?
  • Set resolution to high => Veja a resolução da câmera: Não dá pra tirar fotos legais com uma resolução horrível! Então escolha uma câmera podre de celular que pelo menos tenha uma boa resolução.
  • Discover your camera phone's capabilities => Descubra do que a sua câmera é possivel: Vá fuçando e apertando em tudo quanto é botão e descubra o que ela pode fazer... ou leia o manual.
  • Be Polite, Be Legal => Seja educado, seja legal: Lembre-se de desligar o seu celular no cinema e peça permissão a um estranho antes de tirar sua foto.
  • Don't forget your regular camera => Não esqueça a sua câmera que não é podre: As câmeras de celular de hoje em dia são feitas para capturar momentos espontâneos, caso você esteja em uma situação que não esperava. Mas não tem qualidade o bastante para uma impressão. Se quiser tirar fotos de eventos especiais como as férias e aniversários, use uma câmera que preste (:
  • Store and share pictures => Armazene e Compartilhe suas fotos:  Compartilhe as suas fotos com um computador ou outra coisa. Deixe-as salvas, caso precise depois.
Por enquanto é isso. No próximo post vamos ver sobre o DID e o ED. Um abraço *-*

Inglês - P1 do 1o semestre - 1a parte: Languages

0 comentários
É, prova de Inglês. É importante estudar...
Vamos começar hoje com as


Languages

Accent => Sotaque
Foreign language => Língua estrangeira
Homogeneous =>Pessoas ou coisas que são do mesmo tipo
Lingua Franca => É uma língua de comunicação, usada bastante no comércio. Ex: A Índia tem como língua nativa o Hindu, mas é usado bastante o Inglês também. Então o Inglês é a Lingua Franca da Índia.
Native Language => Língua Nativa. Ex: O português é a língua nativa do Brasil.
Standard English => É o inglês padrão. Utilizado para ensinar as pessoas a falar inglês.

Qual a diferença entre Inglês Americano e Britânico?
Resposta: O inglês é falado nos dois lados do Atlântico. E com o passar dos anos, foram se formando sotaques diferentes em cada lado. Há algumas diferenças na pronúncia no sotaque, mas é possível entender os dois como inglês. E os americanos conseguem entender os britânicos e vice-versa facilmente.

Quais países utilizam o Inglês como língua nativa?
Resposta: São muitos, mas podemos destacar os United States of America (Estados Unidos), Australia, New Zeland (Nova Zelândia), Bahamas, Dominica, Canada (Canadá), The United Kindon (Reino Unido), Barbados e Ireland (Irlanda)

Mas tem países que usam o Inglês, e bastante, mas não como lingua nativa, certo? Tipo a Índia. Quais são os outros países?
Resposta: Além da India, temos a Nigeria e The Philippines (Filipinas).

E aqueles que só usam o Inglês para se comunicar com outros países?
Resposta: Aí se inclui o Brazil (Brasil), China, Indonesia, Japan (Japão) e South Korea (Coréia do Sul)

- Ai, que palhaçada! Pra quê decorar isso, cara?
Resposta: Vá até a página 5 da apostila. Está vendo aquele "gráfico"? Então, o professor disse claramente que é ótimo de cair na prova. É muito bom estudar esses países e esse tipo de coisa pra não se ferrar depoi ;)

Nos vemos no próximo pot, sobre as funções de uma câmera :D



Ciências - P1 do 1o semestre - 6a parte: Sistemas Genitais

0 comentários
Sistemas Genitais

Sistema Genital Masculino:
Observe a imagem na página 14 (não achei uma imagem descente na internet)
Vamos aprender em forma de perguntas ou diálogo:

- O que é esse tal de escroto/saco escrotal aí?
Resposta: É uma pele que abriga e protege os testículos

- O que são testículos?
Resposta: São dois órgãos do sistema que funcionam basicamente como a fábrica de fazer hormônios sexuais e espermatozóides.

- AAAN, eu vi na apostila em negrito os epidídimos, explica melhor o que eles são?
Resposta: Os espermatozóides fabricados nos testículos ficam lá, e durante a puberdade é lá também onde se tornam maduros e conseguem se movimentar.

- E esses canais diferentes? Explique em poucas palavras claras o que é.
Resposta: Então, os epidídimos são ligados a um tubo, que é o canal deferente. Eles vão passeando pelo canal deferente e então chegam até a Uretra, e então

- Tá, antes de você continuar, explica melhor sobre a uretra!
Resposta: ok...a Uretra é um canal, interligado com o canal deferente. Depois de saírem do canal deferente, os espermas vão direto para a uretra, e então são liberados para o mundo afora. E ao mesmo tempo, nesse caminho, os espermatozóides se misturam a umas substâncias, secreções produzidas pela próstata e a vesícula seminal...

- O que é esses dois aí?
Resposta: São dois órgãos que ficam próximos à bexiga. Posso continuar?

- Mas...
Resposta: NÃO QUERO SABER EU VOU CONTINUAR!

- Okay
Resposta: Obrigada. Essas secreções e os espermatozóides formam o sêmen, que é o líquido que transporta o espermatozóide até o óvulo e ajuda na fecundação (Caso não esteja sendo realizada uma relação sexual, ele sai mesmo assim e fica não sei aonde)

- Tá, agora explica melhor sobre o pênis mesmo
Resposta: As suas funções é o transporte da urina e a reprodução (a urina e os espermas são transportados pela uretra). No pênis tem dois tecidos, os dois se enchem de sangue, quando o portador fica excitado. E então o pênis se levanta, e fica "duro". Tipo a imagem ao lado (ela está meio exagerada, mas é só pra representar) Quando o pênis levanta, permite a entrada na vagina da mulher. E se a excitação aumentar, o sêmen vai acabar saindo, junto com os espermas e tudo. Isso se chama Ejaculação.

Sistema Genital Feminino:

- O que que tem essa vulva? Não entendi direito pela apostila...
Resposta: Bem,  no sistema genital feminino tem vários órgãos. E alguns são externos, ou seja, nós conseguimos ver "do lado de fora". E esses órgãos externos juntos formam a vulva.

- O que é a uretra? É a mesma coisa que no sistema genital masculino?
Respota: É quase isso. Também é pela uretra que sai a urina (xixi), mas como não há fabricação de espermas e essa coisa toda para sair pela uretra, então ficamos só com a urina saindo por lá mesmo.

- Tá, mas as mulheres não tem a menstruação? Então elas saem pela uretra também, certo?
Resposta: Errado. O sangue da menstruação saí por um outro canal, que é a vagina. É por lá que saí o bebê também, se ele nascer em parto natural. 

- Hmm... me fale mais sobre a vagina.
Resposta: Bem, ela tem em média uns 10cm de comprimento...

- Mas pra que tudo isso?
Resposta: É que quando a mulher está em uma relação sexual, o pênis do homem entra pela vagina, então já tem o espaço.  E ela é protegida por uma pelezinha/membrana, que é o hímen. Quando ela tem a primeira relação sexual, é bem normal que ele se rompa e...

- Aah, perai, antes de continuar sobre a vagina! Na página 16 da apostila está falando sobre um clitóris, que está em negrito. O que é isso, me explica melhor.
Resposta: Então, perto da vagina, tem o clitóris. Ele é uma região bem sensível, que é bem parecido com o pênis. Não pelo físico, mas é pelo fato de quando é sentida a excitação, se enche de sangue.

- Tá, e o que é aquele negócio que parece uma cabeça de cabra?
Resposta: Isso - imagem ao lado - se chama útero. E realmente é parecido. Tem gente que chama de berinjela ou pera de cabeça para baixo. A parte menor do útero é ligado com a vagina...

- Antes de você continuar, só queria saber onde fica o bebê, sabe? Onde ele se desenvolve...
Resposta: É no útero mesmo. 

- Tá, agora pode continuar.
Resposta: Obrigada. Bem, a partir de uma idade, o útero está se preparando todos os meses pra receber a visita dos companheiros do sexo masculino e abrigar uma vida em seu interno. Só que se a gravidez não acontecer, acontece a menstruação. 

- Ah é, por onde o sangue sai?
Resposta: Como eu tinha falado antes, o útero é interligado à vagina. Está vendo na imagem o "colo do útero"?  Se a gravidez não ocorrer, essa camada vai sendo eliminada, e o sangue que fica no útero sai pela vagina e daí já viu tudo, né?

- Ok, me fala mais um pouco sobre o útero!
Resposta: Bem, no útero tem esses órgãos todos aí, e também te os ovários. É nele onde a mulher  fabrica os hormónios sexuais e os óvulos (tipo os testículos e os epidídimos, no sistema genital masculino).  A cada mês, mais ou menos, um óvulo é liberado de um dos ovários. Cada ovário se liga com a  tuba uterina, e é por ali onde o óvulo sai. Quando há relação sexual, o espermatozóide (que tem a locomoção rápida) dá uma passeada pelo útero até se encontrar com o óvulo (que tem a locomoção lenta) na tuba uterina. Se se encontrarem, os dois se unem e fazem a fecundação, e então acontece a gravidez. Mas caso não ocorra a fecundação, o óvulo "falido" é absorvido e o corpo feminino já se prepara para a chegada da menstruação.

E terminamos o conteúdo de Ciências galeraaaaaa *-*
Agora eu vou postar o conteúdo de inglês, ok?
Um abraço a todos e boa prova! 

Ciências - P1 do 1o semestre - 5a parte: Sexualidade

0 comentários
Sexualidade

Infância

Primeiras impressões na infância:
  • O crescimento
  • O desenvolvimento
  • Aprendizado dos valores (respeito, educação, caráter, etc.)
A infância é o período marcado desde que nascemos até a puberdade, que é a fase que vamos ver depois. 
Ao nascer, o bebê é totalmente dependente dos pais, para que lhe forneçam a proteção e o alimento, e aos poucos vai conquistando mais liberdade, porém chega uma fase que a pessoa conquista uma certa idenpendência.
Para o desenvolvimento saudável, é fundamental ensinar com as brincadeiras, que a faz entender os limites de seu corpo e a estimula a ser sociável (já que quer brincar com outras crianças). Além disso, ajuda no raciocínio.
Até os 10 anos de idade, a criança cresce normalmente e é uniforme. Mas então chega a 

Pré-Adolescência
Chegou a pré-adolescência. Aqui, o indivíduo recebe alterações físicas e emocionais. Na maioria das pessoas começa aos 10 anos, outras mais antes. Mas o que não tem data de fabricação mesmo é a 




Puberdade
Aaaah, a puberdade. Não podemos marcar quando começa em tal pessoa. Ela chega desprevenida. É nela onde acontece várias mudanças como 
  • Os hormônios sexuais começam a agir
  • Amadurecimento dos órgãos sexuais
  • Pêlos Pubianos
  • Pêlos nas axilas
  • Mudanças emocionais
  • Maior quantidade de espinhas
  • O estirão (crescimento rápido)
É correto afirmar que a puberdade chega nas antes nas meninas que nos meninos. Tem meninas que começam pelos 11 ou 12 anos, algumas começam até pelos 9 ou pelos 13. E os meninos iniciam a puberdade entre os 12 a 14 anos.

Mudanças nos meninos durante a puberdade:
  1. Mudança na voz 
  2. Desenvolvimento e crescimento do pênis e dos testículos
  3. Começa a produção de espermatozóides
Mudanças nas meninas durante a puberdade:
  1. Seios começam a crescer e desenvolver
  2. Alargamento do quadril
  3. Primeira Menstruação
Então chega a 

Adolescência
Que é marcada por alterações emocionais ainda maiores que na puberdade.
Normalmente é nessa idade que o indivíduo forma a sua própria identidade e o seu grupo. 
É entendido como um momento de crise, tanto que muitos chamam os adolescentes de "aborrecentes", mas é na verdade um momento de mudança entre a infância e a 

Fase Adulta
Não pode ser caracterizada pela idade, e sim pela formação de uma família (nem que seja apenas marido, mulher e cachorro), o emprego e a independência financeira. É normalmente nessa idade que se começa também a formação de filhos e a frequência de casamentos (aquele sistema que anda na moda, do "casa-separa-casa-separa"), que podem causar muito estresse.
E então entra na fase

Idosa
Que é a última fase da vida. Infelizmente algumas pessoas tem um certo preconceito, pois assim como na puberdade há as mudanças físicas e emocionais, na "velhice" também. Acontece o envelhecimento das células (que causam as rugas, a dificuldade na visão, audição e outros órgãos do corpo humano). Isso pode causar algumas doenças (que são típicas nessa fase). 
Essa fase é também a que muitos gostam de aproveitar a vida, fazendo coisas que nunca fizeram antes e sempre tiveram vontade de fazer. Outros preferem assistir ao Show do Milhão, ir ao Bingo, jogar Xadrez, fazer palavras Cruzadas ou assitir a televisão. Também é uma idade onde muitos tem a fé em Deus, sabendo que amanhã podem não resistir e acabar fazendo uma longa caminhada até o céu, e querem agradecer ao seu santo pela oportunidade maravilhosa de viver.

E é isso por enquanto, pessoal. Até o próximo post, onde falaremos sobre o sistema genital masculino e feminino (a ultima parte de Ciências :D)